Menu

9 versículos da Bíblia sobre família — Criando um refúgio pacífico

Neste mundo em constante mudança e desafiador, uma família harmoniosa serve como nosso refúgio pacífico. No entanto, estabelecer uma família harmoniosa exige abordar questões como a forma como os cônjuges interagem, honrar os pais e criar os filhos, etc. Se você estiver interessado em aprender mais, continue lendo!

1. “Disse mais Jeová: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea(Gênesis 2:18).

A partir desta declaração de Deus, podemos sentir cuidado e preocupação de Deus com a humanidade. Deus entende que viver uma vida solitária e monótona sem companhia pode ser enfadonho, por isso Ele criou um cônjuge, um parceiro que pode fornecer assistência, apoio e companhia. Esta é a origem do casamento humano. Pode-se dizer que o casamento humano foi ordenado por Deus e tem uma missão especial. Não se destina apenas a aliviar a solidão humana ou à procriação, mas também a apoiar-se mutuamente e a enfrentar juntos as alegrias e os desafios da vida no caminho da vida. Deus diz: “‘Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudante que lhe seja idônea’. Essas palavras estão dizendo duas coisas. Primeiro, Deus viu que esse homem estava muito solitário, por estar sozinho, sem parceira, sem alguém com quem conversar ou uma companheira para compartilhar sua felicidade e pensamentos; Ele viu que a vida dele seria seca, insípida e sem graça, então um pensamento Lhe ocorreu: um homem sozinho fica um pouco solitário, então devo fazer uma parceira para ele. Essa parceira será sua esposa, que o acompanhará em todos os lugares e o ajudará a fazer tudo; ela será sua parceira e esposa. O propósito de uma parceira é acompanhá-lo pela vida, caminhar junto dele na senda de sua vida. Seja por dez, vinte, cem ou duzentos anos, essa parceira será a que estará ao lado dele, a que estará com ele em todos os lugares, que falará com ele, compartilhará felicidade, dor e todas as emoções com ele, e, ao mesmo tempo, o acompanhará e não deixará que fique sozinho ou solitário. Esses pensamentos e ideias que surgiram na mente de Deus são as circunstâncias da fonte do casamento humano(A Palavra, vol. 6: Sobre a busca da verdade I, “Como buscar a verdade (9)”).

Amigo, já que agora entendemos o contexto de originar-se o casamento, devemos obedecer ao arranjo de Deus e abordar o casamento com a mentalidade adequada. Isso inclui cuidar, acompanhar e ajudar nossos parceiros, promovendo um amor profundo e afetuoso, enquanto caminhamos juntos pela vida de mãos dadas.

2. “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne(Gênesis 2:24).

Este versículo expressa o projeto perfeito da criação de Deus — casamento e família das pessoas. Quando uma pessoa se casar, ela deixará os pais, significando a constituição de uma nova família. No entanto, esta saída não implica o corte dos laços com os pais, mas antes enfatiza o vínculo estreito entre os cônjuges. Esta união não é apenas física, mas também uma conexão espiritual e emocional. Seu propósito é que marido e mulher amem, valorizem, respeitem e apoiem um ao outro, compartilhando as responsabilidades da vida e experimentando alegrias e tristezas juntos. Eles criam uma vida compartilhada, objetivos comuns e cumprem conjuntamente as responsabilidades e missões que lhes foram atribuídas por Deus em seu casamento. Deus diz: “O verdadeiro significado do casamento não é apenas a multiplicação da raça humana, mas, mais importante, é Deus arranjar um parceiro para cada homem e cada mulher, que os acompanhará em cada momento da vida, seja difícil e doloroso ou fácil, alegre e feliz — em tudo isso, eles têm um confidente, para ser um com eles em coração e mente, e para compartilhar tristeza, dor, felicidade e alegria. Esse é o significado por trás de Deus arranjar o casamento para as pessoas, e é a necessidade subjetiva de cada indivíduo. Quando Deus criou a humanidade, Ele não queria que o ser humano ficasse sozinho, então organizou o casamento para ele. No casamento, os homens e as mulheres assumem diferentes papéis, e a coisa mais importante é que eles acompanham e apoiam um ao outro, vivendo bem cada dia, avançando bem na estrada da vida. Por um lado, eles podem acompanhar um ao outro, e, por outro, podem apoiar um ao outro — esse é o significado do casamento, essa é a necessidade de que ele exista. Claro que essa é, também, a compreensão e a atitude que as pessoas devem ter em relação ao casamento, e é a responsabilidade e a obrigação que elas têm de cumprir para com o casamento(A Palavra, vol. 6: Sobre a busca da verdade I, “Como buscar a verdade (9)”).

Amigo, como agora entendemos a missão e o significado do casamento, devemos abandonar as expectativas irrealistas e reduzir o ressentimento em relação ao nosso casamento. Em vez disso, devemos nos esforçar para nos tornarmos companheiros de vida uns dos outros, caracterizados pelo amor, compreensão e apoio.

3. “Eis que os filhos são herança da parte de Jeová, e o fruto do ventre o Seu galardão” (Salmos 127:3).

Em nossa jornada de vida, somos abençoados com uma herança preciosa de Deus — nossos filhos. Eles são uma expressão infinita do amor de Deus por nós como pais. Cada bebê que cresce no ventre de uma mãe é uma obra-prima de Deus, uma jornada milagrosa oferecida por Ele. A formação de uma pequena vida dentro do corpo da mãe até o momento do nascimento não é uma coincidência, mas uma bênção especial de Deus para todos os pais. É um presente precioso e parte do plano de Deus. À medida que testemunhamos o crescimento dos nossos filhos, aprendem a andar, falar e pensar, podemos verdadeiramente experimentar o cuidado de Deus durante a nossa jornada de vida. No entanto, também temos uma responsabilidade para com eles e devemos fazer esforços pelos nossos filhos. Deus os confia a nós, esperando que os guiemos no caminho certo com amor, paciência e cuidado. Precisamos de ser modelos, transmitindo-lhes os valores e crenças corretos, para que possam ser fortes, amorosos e esperançosos na sua jornada pela vida.

Amigo, os filhos são uma herança de Deus. Que possamos abordar este precioso presente com gratidão e responsabilidade. Sintamos o profundo amor e a graça de Deus educando-os, cuidando-os e acompanhando-os, tornando-nos guias indispensáveis em suas vidas.

4. “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente” (Colossenses 3:19).

Este pequeno versículo contém ensinamentos profundos sobre relacionamentos conjugais, revelando um conceito de casamento repleto de amor e respeito. O amor é a pedra angular do relacionamento entre marido e mulher, mas não é apenas um impulso emocional; é um amor baseado no fundamento do amor de Deus, caracterizado pela devoção, apoio e respeito mútuos. Quando o marido cuida da esposa com amor genuíno, o vínculo conjugal torna-se forte e duradouro. O amor significa cuidar das necessidades um do outro e aceitar as deficiências um do outro. Alimentado pelo amor, o entendimento entre marido e mulher continua crescendo. No entanto, este versículo vai além, alertando os maridos para não tratarem suas esposas asperamente. O tratamento áspero abrange não apenas danos físicos, mas também danos verbais e emocionais. Falar gentilmente um com o outro é um aspecto importante da construção de um casamento saudável. Os casais devem enfrentar os desafios de mãos dadas, cuidar um do outro, compartilhar as responsabilidades da vida e estabelecer um lar cheio de amor e respeito.

Amigos, que cada casal se inspire neste versículo para cultivar cuidadosamente seu casamento, caminhando juntos no caminho do apoio mútuo e do companheirismo, fazendo do casamento uma fonte de felicidade e o presente mais lindo de nossas vidas.

5. “Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro” (Provérbios 31:10-11).

Esta passagem retrata uma mulher cheia de virtudes, sabedoria e amor, cujo valor ultrapassa todos os tesouros terrenos. O caráter, a sabedoria e a compaixão demonstrados por uma mulher que possui beleza interior e exterior são inestimáveis. Sua beleza não reside apenas em sua aparência, mas também emana de seu brilho interior. Quando alguém tem Deus em seu coração e a palavra de Deus como sua vida, irradia um brilho interior, que é seu atributo mais precioso. Seu marido confia nessa mulher virtuosa porque sabe que ela é uma companheira confiável e sábia. Dentro desta compreensão e confiança, a família encontra estabilidade e a felicidade floresce entre eles. Esta passagem nos leva a refletir: Em nossas vidas, buscamos a verdade de Deus, valorizamos e nutrimos virtudes interiores? Estamos nos tornando a pessoa em quem nossa família confia e depende?

Amigos, no palco da vida, que possamos nos esforçar para buscar a verdade de Deus, permitindo que a verdade se transforme em virtudes interiores, sabedoria e caráter dentro de nós. Vamos irradiar um brilho inestimável semelhante às pérolas, tornando-nos tesouros insubstituíveis em nossas famílias, na sociedade e ao longo de toda a nossa vida.

6. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Jeová teu Deus te dá(Êxodo 20:12).

Os ensinamentos desta passagem são profundos e valiosos, revelando a ligação íntima entre honrar os pais e uma vida duradoura. Honrar os pais não é apenas um padrão moral; é uma virtude humana e, mais importante, uma responsabilidade e um dever. Ao respeitar nossos pais, aprendemos a agradecer sua graça nutridora, a sentir o calor e a força dos relacionamentos familiares e também a assumir a responsabilidade por nossas famílias na vida. Tal atitude traz paz interior e firmeza, tornando os nossos dias mais duradouros na terra concedida por Deus. No entanto, a longevidade da vida não se refere apenas ao prolongamento dos anos, mas significa um estado de tranquilidade mental e riqueza de vida. Honrar os pais ajuda a promover relacionamentos familiares harmoniosos e a criar um ambiente familiar harmonioso e pacífico. Nessa atmosfera, podemos vivenciar melhor tanto dar como receber amor. Mais importante ainda, honrar os pais é uma expressão de fé. Honramos nossos pais não apenas por retribuirmos o cuidado e a criação, mas também por obedecer aos mandamentos de Deus. Nesse processo, reverenciamos a Deus, reconhecendo-O como soberano e doador de bênçãos em nossas vidas. Portanto, honrar os pais faz parte do nosso relacionamento com Deus; é um testemunho da nossa vida de fé. É uma homenagem aos pais que demonstram bom caráter, apoiando-nos no caminho da fé em Deus, encorajando-nos constantemente a conhecer e temer a Deus. Contudo, quando se trata de pais que odeiam a Deus, se opõem a Ele e obstruem veementemente o nosso caminho de fé em Deus, precisamos lidar com a situação de forma diferente.

Amigos, neste mundo em constante mudança e desafiador, que possamos sempre carregar um coração cheio de gratidão. Por meio de ações que honrem nossos pais, que nossos dias sejam duradouros na terra dada por Deus, alcançando assim uma jornada de vida rica em calor e bênçãos.

7. “A maldição de Jeová habita na casa do ímpio, mas Ele abençoa a habitação dos justos” (Provérbios 3:33).

Esta passagem descreve profundamente como Deus lida com as famílias justas e iníquas, ao mesmo tempo que indica um caminho de obter bênçãos para nós. A maldição de Deus sobre os lares dos malfeitores, isso não é crueldade, mas sim um nojo para suas ações perversas, com o objetivo de ensinar as pessoas para conhecer as consequências das ações mas. As casas dos ímpios estão cheias de conflitos e injustiças porque eles negam a Deus, resistem a Ele e nutrem ódio por Ele. Contudo, a habitação dos justos é um lugar abençoado e cuidado por Deus. Isso não significa apenas abundância material, mas também harmonia e amor entre os membros da família. No lar dos justos, o temor de Deus permeia todos os aspectos da vida, tornando-o um verdadeiro refúgio. Aqui, o amor e o cuidado atuam como as forças que unem a família, e a reverência a Deus e a obediência a Ele são os princípios orientadores da vida.

Amigos, que possamos examinar nossas vidas, ponderar os caminhos que escolhemos e ponderar se buscamos a retidão. Temos reverência a Deus? Estamos estabelecendo uma base sólida para nossas famílias com base no amor de Deus? À medida que caminhamos no caminho da retidão, nosso lar se torna um lugar sob o cuidado e a bênção de Deus.

8. “Mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido” (1 Coríntios 7:2).

Esta passagem transmite a pureza e a dignidade do casamento, ensinando-nos a manter a pureza da relação conjugal entre os cônjuges. Deus ordenou o casamento para nós, pretendendo que ambos os parceiros apoiem, respeitem e cuidem um do outro dentro de um relacionamento devoto e comprometido, com o objetivo de construir juntos uma família espiritual e forte. É um espaço puro estabelecido por Deus, envolvendo dedicação total de emoções, corpos e almas. Cada homem tem sua esposa e cada mulher tem seu marido, enfatizando a singularidade e exclusividade do casamento. Isto não é uma restrição à liberdade individual, mas uma salvaguarda da pureza do casamento. Ambos os cônjuges são incentivados a manter a pureza no casamento e a evitar a prática da imoralidade sexual. Através de um casamento puro, experimentamos o relacionamento sexual perfeito projetado por Deus; é uma experiência pura e bela. É também uma expressão de reverência a Deus e respeito pelo casamento.

Amigos, que possamos valorizar a dignidade do casamento e, através da graça e orientação de Deus, estabelecer um casamento sólido e gratificante. Dessa forma, poderemos compreender melhor o amor de Deus e vivenciar mais profundamente Suas bênçãos sobre nosso casamento puro.

9. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Esta breve mas profunda declaração sublinha o poder de nutrir e a responsabilidade de orientar as crianças no caminho certo. Criar os filhos não é apenas uma responsabilidade, mas também uma tarefa que Deus nos confiou. Não se trata apenas do presente; afeta profundamente todo o curso de suas vidas. A educação adequada estabelece uma base sólida para toda a vida de uma criança. É como plantar uma semente que, no ambiente certo, cria raízes, brota e cresce forte. Portanto, no processo de nutrição, precisamos transmitir não apenas conhecimentos úteis, mas também orientá-los sutilmente no caminho certo. Isto exige que os nutram de acordo com a vontade de Deus, fazendo-os adquirir conhecimento de Deus através da Sua verdade e compreender o Seu amor e orientação. Quando não podemos estar ao seu lado o tempo todo, eles podem encontrar a direção certa dentro da verdade e da graça de Deus. No entanto, criar os filhos não é um processo instantâneo; requer paciência, cuidado e nossa própria busca. Precisamos compreender as intenções de Deus em Suas palavras, fazer de Suas palavras como os princípios de nossa conduta e ações, para que possamos nos tornar exemplos para nossos filhos. É através do amor, da compaixão e das palavras de Deus que os guiamos, permitindo-lhes caminhar no caminho de Deus ao longo das suas vidas.

Amigos, que possamos, na jornada de nutrir os filhos, semear as sementes da bondade em seus corações usando a verdade, o amor e a sabedoria de Deus. Que eles cresçam dentro da palavra de Deus e nunca se desviem de Seu caminho ao longo de suas vidas.

10. Conclusão

Neste mundo em rápida mudança, uma família harmoniosa é o nosso refúgio tranquilo. A formação de uma família não é apenas a união de duas pessoas, mas também uma bênção que Deus nos concede. Estabelecer uma família harmoniosa exige que cultivemos relacionamentos conjugais com amor e paciência. Com guia do amor e da verdade de Deus, podemos encontrar o valor e a singularidade uns dos outros, aprendemos a ser tolerantes, a respeitar uns aos outros, a compartilhar responsabilidades e a tratar uns aos outros com gratidão. Através da oração e da reflexão nas palavras de Deus, permitimos que o amor de Deus penetre em nossos lares. Além disso, cuidar dos filhos é uma responsabilidade indispensável na manutenção das relações familiares, e também a missão que nos foi confiada por Deus. Com a orientação de Deus, podemos tornar-nos guias para a vida espiritual dos nossos filhos. Ensinar-lhes as verdades de Deus pode ajudá-los a estabelecer uma base sólida de fé, permitindo-lhes crescer no caminho de Deus.

Amigos, que possamos buscar coletivamente a verdade de Deus e gravar Suas palavras em nossos corações, tornando-as um guia para nossas vidas. Sob a orientação da verdade e da graça de Deus, usemos o amor, a paciência e a fé para defender a harmonia das nossas famílias. Se você deseja saber mais sobre as verdades sobre o casamento e a família, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Teremos o maior prazer em compartilhar as palavras de Deus e ter discussões online com você.

Deixe uma resposta