Menu

9 salmos de ação de graças a Deus — Gratidão Eterna

Deus nos criou, sustenta nossas vidas e nos salva do pecado e do sofrimento. Tudo isso é o amor de Deus por nós. Se você está disposto a agradecer a este Deus que nos ama, leia os seguintes 9 salmos de agradecimento a Deus e deixe nossas vidas serem de gratidão.

1. “Damos-Te graças, ó Deus, damos-Te graças, pois o Teu nome está perto; os que invocam o Teu nome anunciam as Tuas maravilhas” (Salmos 75:1).

Nesta passagem, podemos ver a gratidão e reverência do salmista para com Deus, e sua ação de graças e louvor ao nome de Deus. Não é apenas uma simples expressão de gratidão, mas uma profunda exaltação e resposta aos feitos maravilhosos de Deus. Em nossa jornada de vida, cada um de nós enfrentará muitos desafios e dificuldades. Contudo, quando invocamos o nome de Deus e confiamos verdadeiramente Nele, descobriremos que as obras maravilhosas de Deus se desenrolam continuamente nas nossas vidas. Esta é a razão pela qual a gratidão brota dos nossos corações e serve de base para testemunharmos os feitos maravilhosos de Deus.

2. “Bendizei a Jeová, vós todas as suas obras, em todos os lugares do Seu domínio! Bendizei, ó minha alma Jeová!” (Salmos 103:22).

Esta escritura transmite um chamado afetuoso, convocando todas as pessoas, criadas por Deus e espalhadas por toda parte, a louvar a Deus. É uma expressão profunda de gratidão e adoração, um ato de obediência e louvor ao Criador. Quando olhamos ao redor e vemos as criações maravilhosas na terra e no céu, montanhas altas, rios sinuosos, estrelas cintilantes, percebemos que todo o universo e tudo o que nele há são a manifestação da sabedoria de Deus. Todas as coisas estão sob Seu domínio, governo e provisão. Nossos corações não podem deixar de transbordar de gratidão e louvor a Deus. Em nossas vidas, podemos ficar perturbados e ansiosos devido a assuntos mundanos, mas quando fazemos uma pausa, refletimos e observamos cada pequena vida, cada folha verde, cada estrela, reconhecemos a beleza das maravilhosas criações de Deus. Nossos corações serão iluminados e sinceramente louvamos interiormente o grande poder de Deus.

3. “Graças Te dou porque me ouviste, e Te tornaste a minha salvação(Salmos 118:21).

Esta escritura destaca a confiança e gratidão do autor para com Deus, bem como sua esperança na salvação e nas promessas de Deus. Vemos também uma alma grata, expressando sinceras ações de graças a Deus por dentro. É uma resposta sincera às promessas e à salvação de Deus, bem como uma demonstração de reverência, confiança, admiração, proximidade, obediência e honra para com Deus. Nossas vidas estão repletas de diversas expectativas e necessidades, e às vezes nos encontramos em situações difíceis, sentindo-nos desamparados e solitários. Contudo, quando nos voltamos para Deus em busca de ajuda e testemunhamos Sua resposta para nós, nossos corações naturalmente transbordam de gratidão. Essa gratidão não ocorre apenas porque Deus ouve nossos clamores, mas porque Ele nos dá força, esperança e vida. Ele se torna nosso Salvador e está bem ao nosso lado, sempre presente conosco.

4. “Louvar-Te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-Te-ei louvores entre as nações. Pois a Tua benignidade é grande até os céus, e a Tua verdade até as nuvens” (Salmos 57:9-10).

Nesta oração maravilhosa, você consegue ouvir uma alma se regozijando? É uma alma que ainda pode ser grata em meio às adversidades, louvando o amor e a fidelidade ilimitados de Deus. O amor de Deus é mais alto que os céus e Sua fidelidade chega até os céus. Quando nos encontramos em dificuldades, preocupações e dores na vida, se ainda conseguirmos manter um coração de gratidão, buscar sinceramente a Deus, confiar Nele e obedecê-Lo, certamente receberemos a ajuda e orientação de Deus para superar todos os desafios. Nesses momentos, também podemos expressar nossa gratidão e louvor a Deus do fundo de nossa alma.

Amigo, que possamos manter um coração grato, seja na adversidade ou na prosperidade, porque o amor e a fidelidade de Deus nunca mudam. Eles são sempre os pilares de nossas vidas. Quando louvamos a Deus com um coração agradecido, encontraremos verdadeira paz e alegria em Seu amor.

5. “Todas as Tuas obras Te louvarão, ó Senhor, e os Teus santos Te bendirão” (Salmos 145:10).

Esta escritura expressa gratidão ao Criador e louva a onipotência e autoridade suprema de Deus. Como membros da criação, somos chamados a louvar a Deus com um coração agradecido por tudo o que Ele criou — as montanhas, os rios, os lagos, a vastidão do universo, as estrelas e todas as formas de vida. Todas são manifestações da sabedoria e do poder de Deus, existindo para o bem da existência humana. Devemos ver tudo o que Deus criou com um coração grato. Especialmente aqueles que temem e obedecem a Deus, devem responder à Sua graça e criação com louvor. Que nossos corações estejam constantemente cheios de gratidão porque o Deus que adoramos é digno de todo louvor e ação de graças.

6. “Eu Te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem” (Salmos 139:14).

Nesta escritura, o salmista expressa gratidão por ter sido criado. O salmista se reconhece como um ser criado e, mais ainda, percebe a maneira maravilhosa e inspiradora de Sua criação. Isso demonstra um apreço pela vida e um sentimento de admiração pela sabedoria de Deus. Cada um de nós existe como uma criação única de Deus, e a maravilha das nossas vidas é resultado do desígnio deliberado de Deus. Também somos dotados de habilidades únicas. Temos pensamentos, livre arbítrio, emoções e a capacidade de comunicar e expressar nossos pensamentos e sentimentos por meio da linguagem. Todos esses aspectos maravilhosos da criação exigem que os experimentemos e compreendamos continuamente com um coração agradecido. Só então poderemos verdadeiramente louvar a Deus do fundo do nosso ser.

7. “Louvai a Jeová. Louvai a Jeová, porque Ele é bom; porque a Sua benignidade dura para sempre” (Salmos 106:1).

Ao ler esta escritura, quase podemos ouvir um chamado profundo, instando-nos a fazer uma pausa e oferecer gratidão e louvor ao único Deus verdadeiro. Pois Deus é bondoso e Seu amor por nós é eterno. Louvar e agradecer a Ele é uma forma maravilhosa de comunicação, seja por meio de palavras faladas ou na contemplação silenciosa, nos traz muita alegria. A bondade e o amor de Deus não são apenas evidentes na Sua magnífica criação, mas também no Seu amor e salvação para conosco. Ele é a fonte de nossas vidas e nosso pastor atencioso. Todos os dias devemos louvá-Lo e agradecer-Lhe pela Sua bondade e amor.

Amigo, em meio ao mundo complicado e agitado, faça uma pausa e reserve um momento para ouvir a voz de Deus, para experimentar Seu amor e salvação. Independentemente das circunstâncias em que nos encontramos, mantenhamos um coração de gratidão e louvemos a Deus, pois Ele é inerentemente bom e Seu amor é eterno.

8. “Dêem graças a Jeová pela Sua benignidade, e pelas Suas maravilhas para com os filhos dos homens!” (Salmo 107:21).

Esta é uma escritura que nos convida a nos unirmos em gratidão e louvor pela misericórdia e pelas maravilhosas obras de Deus. O amor de Deus é como um rio que flui continuamente, fluindo em sua direção, em direção a ele, em direção a todos aqueles que O desejam e O buscam. Quando olhamos para este rio, descobrimos que ele está repleto de graça ilimitada e do amor e cuidado de Deus por nós, levando-nos a expressar gratidão e louvor a Ele do fundo dos nossos corações. Os feitos milagrosos que Deus realizou pela humanidade não são apenas evidentes na Sua maravilhosa criação, mas também no Seu amor e salvação para conosco. Desde que a humanidade foi corrompida por Satanás, Deus tem nos salvado continuamente. Inicialmente, Deus deu-nos a Sua lei para nos guiar nas nossas vidas terrenas, para nos ensinar como viver como seres humanos, como adorá-Lo e como compreender o que são o pecado e a justiça. No entanto, no final da Era da Lei, à medida que a humanidade se tornou cada vez mais corrompida por Satanás, eles foram incapazes de cumprir a lei e enfrentaram o perigo de serem condenados por ela. Portanto, Jesus Cristo, o Próprio Senhor, veio à terra na forma de um humano e foi crucificado para realizar a obra de redenção. Através do Seu sacrifício, os nossos pecados são perdoados e somos libertos da condenação e da maldição da lei. Além disso, podemos experimentar a abundante graça e bênçãos que Deus nos concede. Embora tenhamos sido perdoados através da fé em Cristo, a nossa natureza pecaminosa inerente permanece profundamente enraizada dentro de nós, e ficamos presos na escravidão do pecado, incapazes de nos libertar. Portanto, Jesus Cristo profetizou que Ele voltaria nos últimos dias para expressar a verdade, purificar e salvar a humanidade, e trazer a salvação de Deus no tempo do fim, resgatando completamente a humanidade do pecado e conduzindo-a para o reino dos céus. Só então toda a obra de salvação de Deus para a humanidade será realizada. Através das obras maravilhosas da salvação passo a passo de Deus, podemos sentir Seu amor altruísta e salvação por nós, o que nos enche de reverência e nos aproxima Dele. Que nossos corações estejam cheios de louvor por causa do amor de Deus e de Sua maravilhosa obra de nos salvar.

Se você deseja entender a obra de salvação de Deus nos últimos dias e receber a salvação de Deus no fim dos tempos, sinta-se à vontade para nos contatar através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Você está convidado a aprender a palavra de Deus conosco, para que possa ter a oportunidade de receber a salvação de Deus nos últimos dias.

9. “Oferecer-Te-ei sacrifícios de ação de graças, e invocarei o nome de Jeová” (Salmos 116:17).

Esta escritura expressa a determinação do salmista de oferecer graças como sacrifício a Deus. Vai além de ser um mero ritual; é uma dedicação sincera do fundo da alma. Esta expressão de ação de graças é uma resposta ao amor e à graça ilimitados de Deus, um ato de reverência e uma demonstração genuína de honra para com Ele. Juntamente com a gratidão, também transmite um sentimento de dependência de Deus e uma súplica a Ele. Exemplifica a fé inabalável na onipotência e no amor de Deus, confiando que Seu nome é confiável e que Ele ouvirá e responderá às nossas orações. Gratidão e súplica não são apenas palavras faladas, mas atitudes de reverência e submissão. Através da gratidão e da oração, podemos cultivar um relacionamento íntimo com Deus. Que nossos corações estejam constantemente cheios de gratidão ao trazermos todas as nossas necessidades diante Dele, buscando Sua orientação e confiando Nele, pois Ele é nosso Salvador e nosso Pastor. Que as nossas vidas sejam caracterizadas por uma atitude contínua de ação de graças e oração, servindo como resposta ao amor de Deus e louvor ao Seu glorioso nome.

Amigo, que possamos enfrentar cada dia de nossas vidas com um coração agradecido, permitindo que a gratidão permeie todos os aspectos de nossa existência. Ao fazer isso, podemos aproximar-nos constantemente de Deus e receber Suas bênçãos e orientação. Agora gostaríamos de compartilhar uma passagem da palavra de Deus; vamos sentir Seu amor e cuidado por nós, despertando um sentimento genuíno de gratidão e louvor do fundo de nossos corações.

Deus diz: “Deus criou a humanidade; independentemente de terem sido corrompidos ou de segui-Lo, Deus trata os seres humanos como Seus entes mais queridos e amados — ou, como diriam os seres humanos, as pessoas mais queridas por Ele — e não como Seus brinquedos. Embora Deus diga que é o Criador e que o homem é Sua criação, o que pode soar como uma pequena diferença de categoria, a realidade é que tudo que Deus fez pela humanidade excede em muito um relacionamento dessa natureza. Deus ama a humanidade, cuida da humanidade e demonstra preocupação para com a humanidade, bem como provê constante e incessantemente à humanidade. Ele nunca acha, no coração, que isso é obra adicional ou algo que merece muito crédito. E não acha que salvar a humanidade, suprindo-lhe e concedendo-lhe tudo, é fazer uma enorme contribuição para a humanidade. Ele simplesmente provê à humanidade calma e discretamente, num modo Próprio e através de Sua essência e do que Ele tem e é. Não importa quanta provisão e quanta ajuda a humanidade receba Dele, Deus nunca pensa nisso nem tenta levar crédito. Isso é determinado pela essência de Deus, e é também precisamente uma expressão verdadeira do caráter de Deus(A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, “A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus I”).

Se você quiser ler mais da palavra de Deus e aprofundar sua compreensão de Seu amor e salvação por nós, sinta-se à vontade para nos contatar através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Teremos o maior prazer em compartilhar mais e nos comunicar com você.

Deixe uma resposta