Menu

21 Versículos bíblicos sobre casamentos para ajudá-lo a ter um casamento mais feliz

O casamento é o começo da nova vida de um casal. Todos nós esperamos ter uma vida conjugal perfeita e feliz. Mas na vida real, enfrentamos muitos problemas e dificuldades na vida em casal. Por exemplo: devido a personalidades, preferências e visões diferentes, nossas vidas são cheias de brigas, reclamações e desentendimentos, e acabamos nos tornando distantes de nossos cônjuges, chegando ao ponto até de cometer adultério. Progressivamente, o casamento caminhará em direção ao precipício, e os cônjuges serão derrotados pela dor. Então, qual é a maneira correta de agir no casamento? Os versículos bíblicos sobre casamento abaixo lhe dirão como manter um bom relacionamento matrimonial, como abordar a vida matrimonial adequadamente, e assim por diante, para que você saiba como administrar seu casamento.

1. A origem do casamento

Versículos bíblicos para referência:

Gênesis 2:18

Disse mais Deus Jeová: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.

Gênesis 2:24

Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.

Mateus 19:6

Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

Palavras de Deus relevantes:

Ao tornar-se independente, a pessoa inicia a própria jornada na vida, que a leva passo a passo em direção a pessoas, eventos e coisas relacionados a seu casamento. Ao mesmo tempo, a outra pessoa que constituirá esse casamento está se aproximando, passo a passo, dessas mesmas pessoas, desses mesmos eventos e coisas. Sob a soberania do Criador, duas pessoas não relacionadas com destinos relacionados gradualmente entram em um casamento e se tornam, milagrosamente, uma família, “dois gafanhotos agarrados à mesma corda”. Então, quando alguém entra em um casamento, sua jornada na vida influenciará e tocará sua cara-metade, e, da mesma forma, a jornada na vida do parceiro influenciará e tocará seu destino na vida. Em outras palavras, os destinos dos homens estão interconectados, e ninguém pode cumprir sua missão na vida nem desempenhar seu papel em completa independência dos outros. O nascimento tem relação com uma enorme cadeia de relacionamentos; crescer também envolve uma complexa cadeia de relacionamentos; e, de modo similar, um casamento inevitavelmente existe e se sustenta em uma rede vasta e complexa de conexões humanas, que envolve todos os membros dessa rede e influencia o destino de todos os que fazem parte dela. Um casamento não é o produto das famílias de ambos os membros, das circunstâncias em que eles cresceram, de suas aparências, de suas idades, suas qualidades, seus talentos ou quaisquer outros fatores; antes, ele resulta de uma missão compartilhada e de um destino relacionado. Essa é a origem do casamento, um produto do destino humano orquestrado e arranjado pelo Criador.

A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, "O Próprio Deus, o Único III"

2. O casamento requer entendimento e cuidado mútuo

Versículos bíblicos para referência:

Mateus 6:14

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.

Lucas 6:41

Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?

1 João 4:7

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Mateus 11:29

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

Efésios 4:2-3

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

Efésios 5:33

Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.

3. Nosso parceiro deve ser companheiro e auxiliador

Versículos bíblicos para referência:

Gênesis 2:18

Disse mais Deus Jeová: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.

Eclesiastes 4:9-12

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Provérbios 18:22

Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor de Jeová.

4. Esqueça as desconfianças

Versículos bíblicos para referência:

Amós 3:3

Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

Salmos 85:10

A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.

1 João 3:18

Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.

1 Pedro 3:8

Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes.

5. Confie em Deus para fugir das tentações

Versículos bíblicos para referência:

1 Pedro 3:7

Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

1 Coríntios 7:2

Mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido.

Hebreus 13:4

Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.

Zacarias 4:6

Esta é a palavra de Jeová a Zorobabel, dizendo: “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz Jeová dos exércitos.”

Mateus 26:41

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Palavras de Deus relevantes:

Essas tendências surgem uma após a outra, e todas elas carregam uma influência maligna que rebaixa continuamente a humanidade, fazendo com que as pessoas percam a consciência, a humanidade e a razão, enfraquecendo sua moral e sua qualidade de caráter cada vez mais, ao ponto que podemos até dizer que a maioria das pessoas de agora não tem integridade, nem humanidade e também não têm nenhuma consciência e, muito menos, qualquer razão.

A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, "O Próprio Deus, o Único VI"

Satanás usa cada uma dessas tendências para corromper que aspectos do homem? Satanás principalmente corrompe a consciência, a razão, a humanidade, a moral e as perspectivas de vida do homem. E essas tendências sociais não degradam e corrompem as pessoas? Satanás usa essas tendências sociais para atrair as pessoas um passo de cada vez para um ninho de diabos, de forma que as pessoas presas nas tendências sociais defendam inadvertidamente os desejos materiais e de dinheiro, a maldade e a violência. Uma vez que essas coisas entraram no coração do homem, o que o homem se torna? O homem se torna o diabo, Satanás! Por quê? Porque, que inclinação psicológica existe no coração humano? O que o homem reverencia? Ele começa a sentir prazer na maldade e violência, demonstrando nenhum amor pela beleza ou bondade, muito menos pela paz. As pessoas não têm vontade de viver a vida simples da humanidade normal, mas, ao contrário, desejam desfrutar de um alto status e grande riqueza, de regozijar-se nos prazeres da carne, não medindo esforços para satisfazer a sua própria carne, sem restrições, nem laços para impedi-las; em outras palavras, fazendo o que quer que desejem.

A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, "O Próprio Deus, o Único VI"

Porque a essência de Deus é santa, isso significa que somente por meio de Deus você pode caminhar pela vida na senda justa da luz; somente por meio de Deus você pode conhecer o significado da vida, somente por meio de Deus você pode viver a humanidade real e possuir e conhecer a verdade. É somente por meio de Deus que você pode obter a vida a partir da verdade. Somente o Próprio Deus pode ajudá-lo a evitar o mal e libertá-lo do dano e controle de Satanás. Além de Deus, ninguém e nada podem salvá-lo do mar de sofrimento de maneira que você não sofra mais. Isso é determinado pela essência de Deus. Somente o Próprio Deus o salva tão desinteressadamente, somente Deus é definitivamente responsável pelo seu futuro, por seu destino e por sua vida, e Ele arranja todas as coisas para você. Isso é algo que nada criado ou não criado pode alcançar. Pois nada que foi criado ou que não foi criado possui uma essência igual à essência de Deus, nenhuma pessoa ou coisa tem a habilidade de salvá-lo ou de liderá-lo. Essa é a importância da essência de Deus para o homem.

A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, "O Próprio Deus, o Único VI"

Deixe uma resposta