Menu

O que significa o vencedor da Bíblia?

Diante de qualquer menção da palavra “vencedores”, nós pensamos nas profecias do livro do Apocalipse: “E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai(Apocalipse 14:1), “Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro(Apocalipse 7:14). Aqui, os 144.000 profetizados no versículo são os vencedores que Deus deseja fazer. Eles são os que dão testemunho durante a grande tribulação, que são aprovados por Deus e qualificados para entrar no reino dos céus. Como pessoas que creem no Senhor, ser um vencedor é a coisa que mais ansiamos e nosso maior objetivo. Muitos irmãos e irmãs acreditam no seguinte: seguimos o Senhor por muitos anos, durante os quais nós trabalhamos, nos abandonamos, nos gastamos, pregamos o evangelho e pastoreamos a igreja. Mesmo sofrendo com os escárnios e as difamações do público em geral, com a incompreensão de parentes, com a perseguição e a prisão pelo governo, nunca recuamos. Se seguirmos o Senhor até o fim, seremos os vencedores.

Na verdade, nossa fé e vontade de sofrer dificuldades são admiráveis, mas o ponto de vista que diz que “se mantivermos o nome do Senhor, abandonarmos as coisas, nos gastarmos e trabalharmos duro por Ele, nos tornaremos vencedores no final” está correto? Para responder a essa pergunta, devemos olhar para o que as palavras de Deus dizem. O livro do Apocalipse profetiza: “Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis(Apocalipse 14:4-5), “Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro(Apocalipse 7:14). A palavra de Deus diz: “Aqueles a quem Deus Se refere como ‘vencedores’ são os que ainda são capazes de ser testemunha e manter sua confiança e devoção a Deus quando estiverem sob a influência de Satanás e enquanto estiverem sendo sitiados por Satanás, isto é, quando se encontrarem em meio às forças das trevas. Se você ainda for capaz de guardar um coração puro perante Deus e manter o seu amor genuíno a Deus, não importa o quê, então você está sendo testemunha diante de Deus, é isso a que Deus Se refere como sendo um ‘vencedor’.” “Os que são completados antes do desastre são submissos a Deus. Eles vivem confiantes em Cristo, dão testemunho Dele e O exaltam. Eles são os filhos vitoriosos e os bons soldados de Cristo.” Por essas profecias e palavras de Deus, sabemos que os verdadeiros vencedores são aqueles que não têm mentiras em seus discursos ou traições em seus corações, que têm seus caracteres corruptos limpos, que seguem de perto os passos do Cordeiro, compreendem a verdade e conhecem a Deus. Não importa o que Cristo diga ou de que maneira Ele trabalhe, eles vão segui-Lo e obedecê-Lo. Eles exaltarão a Deus e darão testemunho de Dele em todas as coisas, e a lealdade Dele será absoluta e sem paralelos. Diante das circunstâncias terríveis da implacável perseguição de Satanás, eles conseguem continuar a pôr a verdade em prática, cumprir seu dever como criatura de Deus e obedecê-Lo até a morte, dando um belo e retumbante testemunho de Deus. Os vencedores no verdadeiro sentido são aqueles capazes de fazer essas coisas, não apenas aqueles que trabalham, abandonam, se gastam para o Senhor e não recuam durante a perseguição e as tribulações.

Neste ponto, vamos dar uma olhada em nós mesmos: embora sigamos ao Senhor há muitos anos, durante os quais deixamos de lado muitas coisas e nos gastamos, sofremos e pagamos um preço para o Senhor, é inegável que ainda não nos livramos de nossos caracteres corruptos, que ainda precisa ser limpo. Controlados por nossa natureza pecaminosa, muitas vezes cometemos pecados, desobedecemos e resistimos a Deus. Por exemplo, quando estamos trabalhando, não prestamos atenção à prática das palavras do Senhor, mas fazemos as coisas de acordo com nossos próprios caprichos e desejos; às vezes, exaltamos e damos testemunho de nós mesmos em busca de posição e reputação, fazendo com que os irmãos e irmãs nos admirem e se coloquem abaixo de nós. Quando interagimos com os outros, mentimos e enganamos com frequência, a fim de proteger nossos interesses pessoais. E, quando nossa própria fama, fortuna e status estão envolvidos, vamos longe, a ponto de invejar e tramar contra nossos irmãos e irmãs. Nosso trabalho e nosso sofrimento não são para amar a Deus e satisfazê-Lo, mas para obter a coroa e as recompensas. Assim, depois de trabalhar e sofrer um pouco, nós nos apoiamos em nosso tempo de igreja para pedir a Deus por um lugar no reino celestial. Quando as provações de Deus nos atingem, nós podemos interpretar mal, reclamar e até mesmo traí-Lo. Quando alguém dá testemunho da obra de Deus dos últimos dias, nós criamos noções, julgamos e condenamos, sem cuidado, Sua obra. Tudo isso é suficiente para provar que não alcançamos a purificação e a transformação. Como pessoas como nós podem ser chamadas de vencedores?

Então, algumas pessoas podem perguntar: “Levando em conta nossos comportamentos, é verdade que não estamos à altura do padrão dos vencedores. Assim, como podemos nos tornar verdadeiros vencedores?” Quanto a essa pergunta, vamos ver o que as palavras de Deus dizem. Diz-se na Bíblia: “E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro(Zacarias 13:9). 1 Pedro 4:17 diz: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus.” As palavras de Deus dizem, “Eu disse anteriormente que se ganha um grupo de vencedores no Oriente, vencedores que saíram da grande tribulação. Qual é o significado de tais palavras? Elas querem dizer que essas pessoas que foram ganhas só obedeceram verdadeiramente depois de passarem por julgamento e castigo e depois de serem lidadas e podadas e de passarem por todos os tipos de refinamento. A crença de tais pessoas não é vaga e abstrata, mas real. Elas não viram sinais e maravilhas, nem milagres; elas não falam de letras e doutrinas abstrusas, nem de percepções profundas; em vez disso, têm a realidade e as palavras de Deus e um verdadeiro conhecimento da realidade de Deus.

Pelas palavras de Deus, sabemos que os verdadeiros vencedores são as pessoas que passaram pelo julgamento e castigo Dele, bem como todo tipo de provações e refinamentos, e têm algum conhecimento de Deus. Eles são aqueles que, depois de aceitarem o julgamento e o castigo das palavras de Deus, recebem a transformação e a limpeza de seus caracteres corruptos satânicos e não mais neles. Tais pessoas são capazes de se conduzirem com base nas palavras de Deus e viverem a realidade delas. Mesmo enfrentando tribulações ou provações, elas são capazes de obedecer a Deus. Quando as tentações de Satanás as atingem, elas podem dar testemunho Deus, superar o cerco do demônio e libertarem-se de sua influência. Somente essas pessoas são os verdadeiros vencedores criados por Deus. Ao experimentarem a obra de Deus, elas, aos poucos, adquirem algum conhecimento de seus caracteres corruptos satânicos, tais como arrogância e vaidade, egoísmo e baixeza, mentira e trapaça. Elas também enxergam a verdade de como foram corrompidas até o âmago por Satanás e de como podem resistir e trair Deus a qualquer momento. Assim, elas podem admitir que são a completa personificação de Satanás e que não merecem viver diante de Deus. Enquanto isso, eles também apreciam que o caráter de Deus não tolera qualquer ofensa, e, assim, desenvolvem um coração que O reverencia, sendo capazes de obedecê-Lo e viver de acordo com Suas palavras. Além disso, como entendem a verdade e conhecem a Deus, elas conseguem discernir sobre coisas negativas, são capazes de enxergar através dos esquemas de Satanás e testemunhar Deus quando encontram tentações do demônio. Elas são aqueles que verdadeiramente amam, obedecem e reverenciam a Deus, que foram completamente ganhas por Deus.

O livro do Apocalipse também profetiza: “Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome(Apocalipse 3:11-12).

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe(Apocalipse 2:17).

Porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima(Apocalipse 7:17).

A partir desses versículos, sabemos que o Senhor virá novamente para proferir mais palavras para realizar a obra de purificação e salvação do homem e de criar um grupo de vencedores. Então, se queremos nos tornar um desses vencedores, precisamos aceitar o retorno do Senhor, seguir os passos de Deus e experimentar Sua obra de julgamento e castigo pela palavra. Se conseguirmos ser as virgens prudentes que ouvem a voz de Deus, poderemos participar da festa de casamento do Cordeiro e obter a verdade e a vida Dele. No final, depois de experimentar a obra de Deus dos últimos dias, além de recebermos o verdadeiro conhecimento de Deus, nossos caracteres corruptos também serão limpos em diferentes graus. Só então, seremos considerados, no verdadeiro sentido, como um grupo de vencedores que passaram pela grande tribulação.

Veja também:

O que significa “ser transformado em vencedor antes dos desastres”?

O Salvador já voltou sobre uma “nuvem branca”

Filme evangélico "Cântico da vitória" Trecho 3 – Como os vencedores vêm a existir?

Deixe uma resposta