Menu

Estudo bíblico sobre as dez virgens: O que é uma virgem sábia?

Ilustração das dez virgens

Versos da Bíblia para referência:

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. […] As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. […] Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. […] e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta(Mateus 25:1, 4, 6-7, 10).

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem(João 10:27).

Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá(Apocalipse 14:4).

Porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima(Apocalipse 7:17).

Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á(Mateus 7:7).

Palavras clássicas de Deus:

Cinco virgens sábias significam o número de pessoas; […] Essa é a razão pela qual foram solicitadas a preparar o óleo nos últimos dias. (A criação não possui Minha qualidade; se querem fazer sábios, então precisam preparar o óleo e, por isso, precisam estar equipadas com as Minhas palavras.) As cinco virgens sábias representam Meus filhos e Meu povo dentre os humanos que criei. Chamá-los de “virgens” é porque, embora tenham nascido na terra, ainda são ganhos por Mim; pode-se dizer que se tornaram santos, de modo que são chamados “virgens”.

do capítulo 116 de “Declarações de Cristo no princípio”

Hoje, todos aqueles que seguem as palavras atuais de Deus estão na corrente do Espírito Santo; […] “Seguir a obra do Espírito Santo” significa entender a vontade de Deus hoje, ser capaz de agir em conformidade com as atuais exigências de Deus, ser capaz de obedecer e seguir ao Deus de hoje e entrar em concordância com as declarações mais recentes de Deus. Só essa pessoa é alguém que segue a obra do Espírito Santo e está na corrente do Espírito Santo. Tais pessoas não só são capazes de só receber o louvor de Deus e de ver a Deus, mas podem também conhecer o caráter de Deus a partir da obra mais recente de Deus e podem conhecer as concepções e a desobediência do homem e a natureza e a substância do homem a partir de Sua obra mais recente; ademais, são capazes de mudar o seu caráter gradualmente durante seu serviço. Somente pessoas como essas são capazes de ganhar Deus e acharam realmente o verdadeiro caminho. […]

Todos os que são capazes de obedecer às atuais declarações do Espírito Santo são abençoados. Não importa como eles costumavam ser nem como o Espírito Santo costumava trabalhar dentro deles – aqueles que ganharam a obra mais recente são os mais abençoados, e aqueles que hoje não são capazes de seguir a obra mais recente são eliminados. Deus quer aqueles que são capazes de aceitar a nova luz, quer aqueles que aceitam e conhecem sua obra mais recente. Por que se diz que você deve ser uma virgem casta? Uma virgem casta é capaz de buscar a obra do Espírito Santo e compreender as coisas novas, ademais é capaz de afastar as velhas concepções e obedecer à obra de Deus hoje. Esse grupo de pessoas que aceitam a obra atual mais recente foi predestinado por Deus antes dos séculos, e elas são as mais abençoadas das pessoas. Vocês ouvem a voz de Deus diretamente, contemplam a aparição de Deus e, portanto, em toda parte do céu e da terra e ao longo das eras, ninguém tem sido mais abençoado do que vocês, esse grupo de pessoas.

de “Conheça a mais nova obra de Deus e siga os passos de Deus”

Se o homem crê em Deus, deve seguir de perto as pegadas de Deus, passo a passo; deve “seguir o Cordeiro aonde quer que Ele vá”. Somente essas pessoas buscam o caminho verdadeiro, somente elas conhecem a obra do Espírito Santo. As pessoas que obedecem servilmente a letras e doutrinas são aquelas que foram eliminadas pela obra do Espírito Santo. A cada nova era, Deus iniciará uma nova obra, e em cada era haverá um novo começo entre os homens. Se o homem simplesmente adere às verdades de que “Jeová é Deus” e “Jesus é Cristo”, que são verdades que se aplicam somente a uma única era, nunca conseguirá acompanhar a obra do Espírito Santo e será sempre incapaz de ganhar a obra do Espírito Santo. Seja com for que Deus realize Sua obra, o homem O segue sem a menor hesitação, e de perto. Desse modo, como pode o homem ser eliminado pelo Espírito Santo? Não importa o que Deus faça, contanto que o homem tenha certeza de que é a obra do Espírito Santo e colabore com a obra do Espírito Santo sem duvidar, e procure cumprir as exigências de Deus, como poderá ser punido? A obra de Deus nunca cessou, Seus passos nunca pararam, e antes da conclusão de Sua obra de gerenciamento Ele esteve sempre ocupado e nunca para.

de “A obra de Deus e a prática do homem”

Deus busca aqueles que anseiam por Sua apareça. Deus busca os que são capazes de ouvir Suas palavras, os que não se esqueceram da comissão divina e que Lhe oferecem o coração e o corpo. Deus busca aqueles que são tão obedientes quanto bebês diante Dele e que não se opõem a Ele. Se nenhuma força estiver impedindo você em sua devoção a Deus, Ele o considerará com aprovação e lhe concederá Suas bênçãos. Se você estiver em uma posição elevada, tiver reputação honrosa, for possuidor de grande conhecimento, proprietário de muitos bens, apoiado por muitas pessoas e mesmo assim tais coisas não o impedem de vir diante de Deus para aceitar Seu chamado e Sua comissão, para fazer o que Deus pede que você faça, então tudo o que você fizer será o mais significativo na terra e o mais justo da humanidade.

de “Deus preside o destino de toda a humanidade”

Veja também:

1-A parábola das dez vírgens explicação

2-Pregação sobre as dez virgens

Deixe uma resposta