Menu

É chegado o reino dos céus. Como podemos alcançar o verdadeiro arrependimento?

Nos últimos anos, os desastres vêm se tornando cada vez mais graves, como terremotos, pragas, incêndios, inundações e assim por diante. Muitas pessoas perceberam que desastres frequentes são sinais da volta do Senhor e o dia do Senhor está chegando. O Senhor Jesus disse: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus(Mateus 4:17). É evidente que somente aqueles que realmente se arrependem podem ser protegidos por Deus e evitar ser destruídos em desastres. Então, o que é o verdadeiro arrependimento? Como podemos alcançar o verdadeiro arrependimento? Vamos explorar esse tópico juntos.

O que é o verdadeiro arrependimento?

O que é o verdadeiro arrependimento? Muitas pessoas pensam: “Contanto que oremos ao Senhor para se arrepender, praticar humildade e paciência, sofrer, carregar a cruz e fazer muitas boas ações, isso significa que alcançamos o verdadeiro arrependimento.” Esta visão está de acordo com a vontade de Deus? O que Deus diz? Deus diz: “Sereis pois santos, porque Eu sou santo(Levítico 11:45). Apocalipse 22:14 prediz: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Deus é santo e odeia o pecado do homem. Portanto, o verdadeiro arrependimento se refere a quando as pessoas não pecam mais, ou resistem a Deus. Somente quando alcançamos a purificação e a transformação em nossos caracteres corruptos; como, egoísmo, falsidade, arrogância, maldade, ganância e muito mais; nos livramos completamente das amarras e restrições do pecado. Somos capazes de obedecer e amar completamente a Deus, e nunca se rebelar e resistir a Deus, podemos ser pessoas que temos verdadeiro arrependimento e estarmos qualificadas para entrar no reino dos céus.

Refletindo sobre se temos o verdadeiro arrependimento

Vamos nos comparar com os padrões exigidos por Deus, para ver se temos verdadeiro arrependimento. Externamente fazemos algumas boas ações, mas isso significa que não pecamos ou resistimos mais a Deus? Isso significa que fomos purificados? Muitas vezes vivemos no estado de pecar e confessar, e não podemos colocar as palavras do Senhor em prática, então, como podemos ser chamados de pessoas que realmente se arrependem? Por exemplo, embora possamos trabalhar duro, frequentemente contabilizamos nossas próprias contribuições e nos exibimos, para que os outros tenham alta consideração e nos admirem. Ainda podemos lutar por reputação e interesses, e entrar em disputas invejosas. Em nossa vida cotidiana, podemos ser tolerantes e pacientes com as pessoas e não brigar com outras, uma vez que outras pessoas infringem nossos interesses ou ferem nosso orgulho, porém, passamos a odiá-las, ou até mesmo nos vingar delas. Em nossa vida doméstica, afirmamos que Cristo é o cabeça de nossa casa, mas somos egocêntricos, sempre desejando ter a palavra final sobre tudo e desejando que outros nos ouçam. Quando encontramos desastres naturais ou causados pelo homem, culpamos e entendemos mal a Deus, e podemos até traí-Lo.

A partir desses fatos, podemos ver que não importa quantas boas ações façamos, do lado de fora, quanto trabalhemos e quão capazes sejamos de sofrer e pagar um preço, isso não significa que temos verdadeiro arrependimento. Somente rejeitando nossos caracteres corruptos e não pecando mais, para não resistir a Deus, podemos ser pessoas que verdadeiramente se arrependem. Somente essas pessoas são capazes de ser compatíveis com Deus e qualificadas para entrar no reino celestial.

Por que não alcançamos o verdadeiro arrependimento?

Talvez algumas pessoas perguntem: “Nossos pecados foram perdoados porque aceitamos a salvação do Senhor Jesus. Mas por que ainda vivemos em pecado e não conseguimos alcançar o verdadeiro arrependimento?” Vamos ler duas passagens das palavras de Deus e entenderemos essa pergunta.

Deus diz, “Embora o homem possa ter sido redimido e perdoado de seus pecados, isso só pode ser considerado como Deus não Se lembrar das transgressões do homem e não tratar o homem de acordo com as suas transgressões. No entanto, quando o homem, que vive num corpo de carne, não foi liberto do pecado, ele só pode continuar pecando, revelando infinitamente o caráter satânico corrupto. Essa é a vida que o homem leva, um ciclo interminável de pecar e ser perdoado. A maioria da humanidade peca de dia apenas para confessar à noite. Desse modo, embora a oferta pelo pecado seja para sempre efetiva para o homem, ela não será capaz de salvar o homem do pecado. Apenas metade da obra da salvação já foi concluída, pois o homem ainda tem caráter corrupto.” “Os pecados do homem foram perdoados, e isso foi por causa da obra da crucificação de Deus, mas o homem continuou a viver no seu caráter satânico corrupto antigo. Sendo assim, o homem deve ser completamente salvo de seu caráter satânico corrupto para que a natureza pecaminosa do homem seja completamente extirpada para nunca mais se desenvolver, permitindo, assim, que o caráter do homem seja transformado. Isso requer que o homem entenda a senda do crescimento na vida, entenda o caminho da vida e entenda o caminho para mudar seu caráter. Além disso, requer que o homem aja de acordo com essa senda, para que o caráter do homem possa ser mudado paulatinamente e que ele possa viver sob o brilho da luz, para que tudo o que ele faça esteja de acordo com a vontade de Deus, para que ele possa eliminar o seu caráter satânico corrupto e para que possa libertar-se da influência das trevas de Satanás, emergindo, assim, completamente do pecado. Só então o homem receberá a salvação completa.

Pelas palavras de Deus, podemos ver que o Senhor Jesus, de acordo com as necessidades do homem naquela época, realizou a obra de redenção, tornou-se uma oferta pelo pecado para a humanidade por meio da crucificação e libertou o homem das maldições e condenações da lei. Portanto, desde que confessemos e nos arrependamos de nossos pecados ao Senhor, nossos pecados serão perdoados e, então, estaremos aptos a desfrutar de Sua graça abundante. No entanto, o que o Senhor Jesus fez foi apenas a obra de redenção que não envolveu mudar os caracteres das pessoas. E os caracteres satânicos profundamente enraizadas em nós mesmos, como a arrogância e a presunção, o egoísmo e a baixeza, a desonestidade e a falsidade, a ganância e a maldade, ainda permanecem dentro de nós e são a fonte do nosso pecado. Se não podemos nos livrar desses caracteres corruptos, frequentemente pecaremos e resistiremos a Deus, apesar de nós mesmos. Este é um fato inegável. Isto é, se a nossa natureza pecaminosa e a fonte do nosso pecado não puderem ser resolvidas, não importa quanto tempo cremos no Senhor, ainda não podemos alcançar o verdadeiro arrependimento ou parar de pecar e nunca entraremos no reino de Deus.

Como alcançar o verdadeiro arrependimento

Então, como podemos alcançar o verdadeiro arrependimento? O Senhor Jesus profetizou: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras(João 16:12-13). “Quem Me rejeita, e não recebe as Minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia(João 12:48). A Bíblia profetiza: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus(1 Pedro 4:17). Pode-se ver nesses versículos que há muitas verdades que o Senhor Jesus não nos havia dito quando realizou Sua obra. Portanto, o Senhor Jesus nos prometeu que Ele voltaria nos últimos dias, expressaria mais e mais verdades, mais elevadas e realizaria a obra de julgar e limpar o homem, permitindo-nos assim nos libertar completamente das amarras do pecado, sermos purificados e alcançar verdadeiro arrependimento.

Agora, o Senhor Jesus se tornou carne e voltou. Ele expressa todas as verdades para purificar e salvar a humanidade e faz o trabalho de julgamento começando na casa de Deus para erradicar completamente a causa dos pecados da humanidade, para que as pessoas possam alcançar o verdadeiro arrependimento e mudança e não mais pecar ou resistir a Deus. Isso cumpre a profecia do Senhor Jesus: “E, se alguém ouvir as Minhas palavras, e não as guardar, Eu não o julgo; pois Eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem Me rejeita, e não recebe as Minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia(João 12:47-48). Então, como é que Deus usa as palavras para fazer o julgamento funcionar para nos purificar e nos permitir alcançar o verdadeiro arrependimento? Vamos ler uma passagem das palavras de Deus.

As palavras de Deus dizem, “Nos últimos dias, Cristo usa uma variedade de verdades para ensinar o homem, expor a essência do homem e dissecar suas palavras e ações. Essas palavras abrangem várias verdades: o dever do homem, como o homem deveria obedecer a Deus, como o homem deveria ser leal a Deus, como o homem deve viver a humanidade normal, bem como a sabedoria e o caráter de Deus e assim por diante. Essas palavras são todas dirigidas à essência do homem e ao seu caráter corrupto. Em especial, essas palavras que expõem como o homem desdenha de Deus são faladas em relação a como o homem é a corporificação de Satanás e uma força inimiga contra Deus. Ao realizar Sua obra de julgamento, Deus não só torna clara a natureza do homem com apenas algumas palavras; Ele também expõe, trata e poda no longo prazo. Esses métodos de exposição, tratamento e poda não podem ser substituídos por palavras comuns, mas pela verdade que o homem absolutamente não possui. Apenas métodos desse tipo são considerados julgamento; só por meio de julgamento desse tipo é que o homem pode ser subjugado e completamente convencido a se submeter a Deus e, além disso, ganhar verdadeiro conhecimento de Deus. O que a obra de julgamento produz é o entendimento do homem da verdadeira face de Deus e da verdade sobre a própria rebelião. A obra de julgamento permite que o homem ganhe bastante entendimento da vontade de Deus, do propósito da obra de Deus e dos mistérios que lhe são incompreensíveis. Também permite que o homem reconheça e conheça sua substância corrupta e as raízes de sua corrupção, bem como descubra a fealdade do homem. Esses efeitos são todos produzidos pela obra de julgamento, pois a substância dessa obra é, de fato, a obra de abrir a verdade, o caminho e a vida de Deus a todos aqueles que têm fé Nele.

Nos últimos dias, Deus expressa a verdade para fazer as pessoas alcançarem o verdadeiro arrependimento. Suas palavras revelam com total clareza nossa natureza satânica de resistir e trair a Deus, nossas atitudes em relação a Deus e em relação à verdade e nossas ações erradas em nossa crença e disseca nossas ações e pensamentos mais íntimos. Como uma espada de dois gumes, as palavras de Deus perfuram nosso coração e nos fazem conhecer a raiz de nosso pecado e ver claramente a verdade de nossa corrupção nas mãos de Satanás, permitindo-nos reconhecer como nossa natureza e substância são cheias de arrogância, presunção, egoísmo e traição. Conhecemos claramente os requisitos de Deus, mas sempre somos controlados por esses caracteres satânicos, nos rebelando contra Deus e resistindo a Deus contra nossa vontade e incapazes de praticar a verdade, por isso nos tornamos a personificação de Satanás. Diante do julgamento e castigo de Deus, ficamos totalmente convencidos pelas palavras de Deus, nos prostramos diante de Deus e começamos a nos odiar e a nos amaldiçoar e assim temos o verdadeiro arrependimento. Enquanto isso, também sentimos profundamente que a palavra de Deus é a verdade, ela é toda a revelação do caráter de Deus e o que é a vida de Deus. Vemos que o caráter justo de Deus não tolera ofensas e que a essência da santidade de Deus não tolera imperfeições. O resultado é que nasce um coração que reverencia a Deus, e começamos a buscar a verdade com toda a força e a nos comportar de acordo com a palavra de Deus. Seguindo nosso entendimento gradual da verdade, conhecemos cada vez mais nossa natureza e tendência satânicas e também conhecemos a Deus cada vez mais. Gradualmente, podemos praticar a verdade para compensar nossas transgressões passadas e então nossos caracteres corruptos podem ser purificadas. Aos poucos, escaparemos dos vínculos do pecado, não seremos mais controlados por caracteres satânicos corruptos, não praticaremos mais o mal ou desafiaremos a Deus e seremos capazes de realmente obedecer e adorar a Deus e alcançar o verdadeiro arrependimento. Assim, aceitar o trabalho de julgamento de Deus nos últimos dias é o único caminho para alcançarmos o verdadeiro arrependimento.

O trabalho do julgamento de Deus está chegando ao fim e todos os tipos de desastres ocorrem um após o outro, portanto não temos muita chance de nos arrepender. Nesse momento crucial, somente aceitando o trabalho de julgamento de Deus nos últimos dias podemos escapar dos pecados e alcançar o verdadeiro arrependimento. Caso contrário, nosso sonho de entrar no reino dos céus nunca será realizado.

Deixe uma resposta