Menu

O verdadeiro signifiado do Senhor Jesus, dizendo na cruz: “Está consumado”!

Aquele domingo de manhã era como qualquer, eu abri minha Bíblia e comecei minhas devoções espirituais, quando, então, me deparei com Hebreus 9:28, que dizia: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Pensando sobre isso com cuidado, acabei ficando confusa. “Não pode ser”, pensei. “O Senhor Jesus não disse ‘Está consumado’ na cruz? Isso não significa que a obra de Deus para salvar o homem encerrou-se? Quando o Senhor voltar, nós poderemos entrar de imediato no reino dos céus e festejar com Ele, então como esta passagem diz que o Senhor se manifestará outra vez para salvar o homem quando Ele voltar? O que significa isso, afinal?”

Quanto mais eu pensava sobre isso, mais dúvidas surgiam em meu coração. “Isso não pode ficar assim! Preciso encontrar alguém para comungar sobre isso comigo”, pensei. Só então, pensei na minha colega de trabalho da igreja, a irmã Xiao Xue. Costumávamos discutir a Bíblia juntas, e aconteceu que a irmã Xiao Xue acabara de voltar de uma reunião em outro lugar, e não havia nenhum assunto que ela não pudesse me ajudar a buscar.

Fui à casa de Xiao Xue e, quando vi que ela e seu marido, o irmão Xu, estavam em casa, deixei escapar a minha pergunta: “Estou confusa sobre algo que gostaria de conversar com você. Nós sabemos que o Senhor Jesus disse: ‘Está consumado’ quando estava na cruz. Isso significava que a obra de Deus para salvar o homem havia acabado e, que se acreditássemos em Senhor Jesus, o Senhor não nos consideraria mais pecadores e, quando Ele retornasse, seríamos levados de imediato ao reino dos céus. E, no entanto, está escrito em Hebreus 9:28: ‘Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.’ Isso diz que Deus se manifestará outra vez nos últimos dias para realizar Sua obra para nos salvar. Como você entende isso?”

Xiao Xue sorriu e disse: “Essa sua dúvida é a mesma que eu estava discutindo com irmãos e irmãs em minha viagem, e depois de alguns dias de comunhão, enfim chegamos a uma conclusão. Na verdade, quando o Senhor Jesus disse ‘Está consumado’ na cruz, Ele não quis dizer que a obra de Deus para salvar a humanidade estava encerrada, pois, antes, Ele havia profetizado: ‘Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras(João 16:12-13). ‘E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia(João 12:47-48). ‘Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas(Apocalipse 2-3). O Senhor já nos disse com clareza que quando retornar nos últimos dias, Ele expressará a verdade às igrejas, nos revelará muitos mistérios e também executará a obra de julgamento. Deus é fiel e tudo o que Ele disse acontecerá.”

Eu contemplei a comunhão de Xiao Xue e pensei: “Sim! Deus é fiel, e como o Senhor Jesus profetizou que proferirá mais palavras e realizará outra obra no futuro, então isso, com certeza, acontecerá.”

O irmão Xu continuou, dizendo: “Sim, as palavras do Senhor não podem ser inúteis. Além disso, devemos também estar conscientes de que quando o Senhor Jesus falou: ‘Está consumado’, Ele quis dizer que a obra de Deus para redimir a humanidade estava terminada e que o homem não seria mais condenado à morte pela lei. Pensando sobre fim da Era da Lei, a humanidade estava sendo corrompida cada vez mais por Satanás, as pessoas não eram mais capazes de observar a lei e estavam em constante perigo de serem condenadas à morte pela lei. Para salvar o homem, Deus encarnou-se na forma do Senhor Jesus, pregou o evangelho, curou os doentes e expulsou os demônios por onde passou. Ele realizou muitos milagres e foi, no fim, pregado na cruz para redimir a humanidade do pecado. Portanto, quando o Senhor Jesus falou: ‘Está consumado’, Ele quis dizer que, todos aqueles que aceitam a Sua salvação, confessam os seus pecados a Ele e se arrependem, têm seus pecados perdoados, gozarão da graça que o Senhor concede, e não serão mais condenados e mortos pela lei.”

Depois de ouvir a comunhão dele, eu avistei uma luz de repente e falei: “Irmão Xu, sua comunhão me fez entender. A frase do Senhor Jesus: ‘Está consumado’, na verdade, significava que a obra de redenção de Deus estava terminada e que, se confiássemos no Senhor, confesássemos e nos arrependêssemos, nossos pecados poderiam ser perdoados, e não seríamos mortos por causa da lei.”

A irmã Xiao Xue, então, disse: “Graças ao Senhor, é realmente ótimo que você possa chegar a esse entendimento. O Senhor Jesus agiu como uma oferta pelo pecado do homem, redimiu a humanidade e perdoou os pecados do homem. Esta foi a misericórdia de Deus, mas isso não significava que estávamos livres do pecado, porque nossa natureza pecaminosa ainda permanecia profundamente enraizada dentro de nós, e ainda estávamos, com frequência, sujeitos aos laços de nossa natureza pecaminosa, cometendo pecados e desafiando a Deus. Depois que começamos a crer no Senhor, por exemplo, embora não cometamos mais pecados óbvios e pareçamos nos comportar muito bem, ainda mentimos e enganamos os outros para proteger nossa autoestima e nossos interesses pessoais. Quando nos deparamos com problemas, a ganância e os maus pensamentos ainda podem surgir em nossos corações; em nossas interações com outras pessoas, podemos menosprezá-las e excluí-las, a ponto de diminuí-las e comandá-las. Em particular, quando nossas famílias se deparam com desastres naturais ou provocados pelo homem, ainda podemos reclamar, tornando-nos pessimistas e fracos, nos afastando e traindo a Deus. E, além disso, existem alguns que, depois de começarem a crer no Senhor, continuam seguindo as tendências do mundo, buscando riqueza, fama e fortuna. Tais fatos provam que nossa natureza pecaminosa não foi extirpada por completo, e as pessoas que pecam dessa maneira com frequência ainda são incapazes de entrar no reino dos céus. Por isso, Hebreus 9:28 diz: ‘Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.’ É evidente, portanto, que Deus se manifestará outra vez nos últimos dias para nos salvar.”

Depois de ouvir Xiao Xue e Xiao Xu, fiquei emocionada e disse: “As comunhões de vocês me fizeram pensar nas palavras do Senhor Jesus: ‘Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre(João 8:34-35). ‘… portanto santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo(Levítico 11:44). Deus é santo e com certeza não permitirá que pessoas imundas entrem no Seu reino. Embora nossos pecados estejam perdoados, vivemos pecando e nos arrependendo todos os dias e ainda somos servos do pecado. Nós, certamente, não estamos qualificados para entrar no reino dos céus e, por isso, ainda precisamos da salvação de Deus!”

Xiao Xue sorriu e disse: “Sim, de fato. Ainda vivemos em um ciclo de pecar e confessar, e não podemos entrar no reino de Deus. Portanto, quando o Senhor retorna nos últimos dias, Ele ainda precisa dizer Suas palavras, expressar a verdade e realizar a obra de julgar e purificar o homem. O Senhor Jesus nos disse: ‘Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!(Mateus 25:6) O livro do Apocalipse 3:20 disse: ‘Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.’ Basicamente, todas as profecias bíblicas sobre o retorno do Senhor se cumpriram, e este é o momento mais crucial em que daremos as boas-vindas ao Senhor. Somente sendo como as virgens prudentes e tendo o cuidado de ouvir a voz do Senhor, poderemos acolher o Senhor e obter a salvação de Deus que se manifesta nos últimos dias.”

Depois de ouvir a comunhão de Xiao Xue, senti que tal informação foi muito importante para mim! Quando alguém prega que o Senhor Jesus retornou e que Ele está expressando a verdade e realizando uma nova obra, nós devemos tomar a iniciativa de buscar e estudar este caminho e saber como ouvir a voz de Deus como as virgens prudentes, e, então, nos certificaremos de acolher o Senhor.

Leitura estendida
Pregação sobre as dez virgens
Eu dei as boas-vindas ao retorno do Senhor
Como se sabe que Cristo é a verdade, o caminho e a vida

Deixe uma resposta