Inscreva-se

Menu

Qual o siginficado de descansar na Bíblia?

Bíblia e vela,descansar na Bíblia

A palavra “descansar”, de modo literal, significa relaxar em paz; ela também implica pessoas em luto por causa dos mortos. Na Bíblia, a palavra “descansar”aparece quase duzentas vezes. Afinal, o que significa “descansar” na Bíblia?

A palavra “descansar” aparece primeiro no livro de Gênesis 2:1-3: “Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera”. Todas aqueles que leram a Bíblia sabem que o Deus Jeová criou os céus, a terra, o mar e todas as coisas que existem neles em seis dias, e que, no sexto dia, Ele criou Adão e Eva à Sua própria imagem e concedeu a eles o poder de gerenciar todas as coisas. Eles podiam conversar com Deus e viviam uma vida tranquila sob a proteção e o cuidado Dele. Esta era a vida de descanso que a humanidade vivia originalmente no Jardim do Eden. Quando Deus viu tudo o que tinha criado, Seu coração sentiu conforto, satisfação e felicidade, então, parou toda a Sua obra e entrou no descanso. Isto significa que a obra criadora de Deus foi bem sucedida. E este é o significado das palavras“descansou de toda a sua obra que criara e fizera.”

Mais tarde, por causa da tentação de Satanás, Adão e Eva desobedeceram a ordem de Jeová e comeram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Por isso, eles foram expulsos do Jardim do Éden. Daí em diante, perderam a vida de descanso e a morte caiu sobre eles. Como está dito em Gênesis 3:19: “Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás”. E Romanos 5:12 diz: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram”. Por causa das perturbações de Satanás, a humanidade não pode alcançar o descanso, e Deus também não. Então, Deus iniciou sua obra de gestão de seis mil anos com o propósito de derrotar Satanás, salvar a humanidade por completo e nos restabelecendo à nossa semelhança original e vida tranquila com Ele.

No princípio, a obra de Deus foi realizada entre os escolhidos de Israel. Através de Moisés, Ele estabeleceu a lei para que obedecessem e, também, o Sábado, o sétimo dia de Sua criação. A Bíblia registra: “Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou” (Êxodo 20:11). “Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações” (Levítico 23:3). Seguindo os mandamentos de Jeová, os israelitas paravam seus trabalhos e aproveitavam o Sábado para descansar seus corpos. Ofereciam sacrifícios à Jeová e faziam músicas para louvá-Lo no templo. Eles receberam as bençãos do Deus Jeová porque O reverenciavam e obedeciam a Sua lei. Esta foi a obra de Deus na Era da Lei, como registrado no Antigo Testamento.

No fim da Era da Lei, os israelitas eram cada vez mais incapazes de seguir as leis, e no fim, perderam a reverência por Jeová. Eles cometeram tantos pecados, que não haviam ofertas suficientes para expiar seus pecados. Estavam cheios de pecado e não podiam livrar-se da vida sem pecados. Se continuassem a pecar assim, no fim seriam condenados à morte por descumprirem a lei, o que não era a intenção de Deus quando Ele criou a humanidade. Por isso, em resposta às necessidades da humanidade corrupta, Deus trouxe a obra da Era da Graça para a humanidade sob o nome de Jesus: Ele encarnou-se como o Filho do homem para servir como cordeiro sacrifical definitivo, e realizou Sua obra de redenção para salvar a humanidade a partir da lei.

O Senhor Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:28-29). Desde que Jesus foi pregado na cruz como oferta pelo nosso pecado. Se acreditarmos e aceitarmos o Senhor Jesus como nosso Salvador, confessarmos e nos arrependermos, nós seremos perdoados por nossos pecados e nos qualificaremos para chegar diante do Senhor Jesus e orar a Ele. Nós gozaremos as bençãos abundantes, a graça e consolo espiritual concedidos por Ele, e nos sentiremos seguros e em paz. Esse é o descanso dado pela obra de Deus na Era da Graça.

Embora tenhamos ganhado a redenção do Senhor Jesus, sido perdoados pelos nossos pecados e gozado a paz e a graça dada por Ele, há um fato inegável que permanece: nossa natureza corrupta ainda existe, e nossa natureza pecaminosa ainda está profundamente enraizada em nós, e somos seduzidos com frequência por Satanás a cometer pecados sem querer. Vivemos nossas vidas pecando de dia e confessando a noite. Muitas vezes, também nos confrontamos com todos os tipos de tentações e não podemos livrar-nos dos grilhões dos nossos pecados, então continuamos a passar pela dor e tristeza. Portanto, a fim de salvar-nos por completo de uma vida miserável, presa pelos pecados, e nos conduzir a uma vida sem tristeza e lamentação (ver Apocalipse 21:3-4), e entrar no descanso conosco, Deus, nos últimos dias, ainda precisa realizar um estágio da obra de julgamento e limpeza. Como dizem as profecias da Bíblia: “Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo” (Apocalipse 14:7), e “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus” (1 Pedro 4:17).

Então, como será a vida quando Deus entrar no descanso conosco? Deus diz: “Os sinais da entrada no descanso serão quando Satanás for destruído, quando aquelas pessoas más que se uniram a ele em seus malfeitos forem punidas e eliminadas e quando todas as forças hostis a Deus deixarem de existir. Deus entrar no descanso significa que Ele não executará mais a Sua obra de salvação da humanidade. A humanidade entrar no descanso significa que toda a humanidade viverá na luz de Deus e sob Suas bênçãos, isenta da corrupção de Satanás, e nenhuma injustiça ocorrerá mais. Sob o cuidado de Deus, os humanos viverão normalmente sobre a terra. Quando Deus e a humanidade entrarem no descanso juntos, isso significa que a humanidade foi salva e que Satanás foi destruído, que a obra de Deus nos humanos está totalmente completada. Deus não continuará mais a operar nos humanos, e eles não viverão mais sob o império de Satanás. Assim, Deus não estará mais ocupado, e os humanos não estarão nmais constantemente em movimento; Deus e a humanidade entrarão no descanso simultaneamente”.

Pelas palavras de Deus podemos ver: depois que a humanidade entrar no descanso, não haverá mais injustiça ou imundície na terra, ou a interferência de Satanás; seremos guiados pelo próprio Deus e viveremos uma vida normal sob os cuidados e as bênçãos Dele. Naquele momento, embora tenhamos experimentado a corrupção de Satanás, seremos, enfim, salvos por Deus e nos tornaremos verdadeiras criações; não desobedecemos ou resistiremos mais a Ele, mas O adoraremos, daremos testemunho e O honraremos na terra. Nós retornaremos à vida original de Adão e Eva.