01Que tipo de pessoa pode entrar no reino dos céus?

Muitas pessoas acreditam que, crendo no Senhor e tendo seus pecados perdoados, elas já foram salvas pela graça. Acreditam que, se trabalharem arduamente pelo Senhor, fizerem sacrifícios e se despenderem, mesmo não tendo escapado das amarras do pecado, quando o Senhor vier, elas serão arrebatadas para o reino dos céus. Mas será que esse realmente é o caso? Deus diz: “Sereis pois santos, porque Eu sou santo” (Levítico 11:45). Deus é justo e santo, como, então, Ele poderia permitir que pessoas que pecam constantemente entrem no Seu reino? Que tipo de pessoa realmente pode entrar no reino dos céus?

Versos da Bíblia para referência

“Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:26-27).

“Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre” (João 8:34-35).

“Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. Muitos Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? e em Teu nome não expulsamos demônios? e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23).

“Porque eu sou Jeová vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo” (Levítico 11:44).

“Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

“Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro” (Apocalipse 14:4).

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Apocalipse 22:14).

02A única senda para entrar no reino dos céus

A obra de redenção do Senhor Jesus apenas perdoou os pecados do homem, mas não resolveu os caracteres corruptos da humanidade. A natureza pecaminosa da humanidade ainda está profundamente enraizada, e mesmo que oremos e confessemos ao Senhor com frequência e trabalhemos arduamente no serviço ao Senhor, somos incapazes de nos livrar dos grilhões do pecado e somos incapazes de ser purificados e entrar no reino dos céus. Assim, quando o Senhor retorna nos últimos dias, Ele expressa verdades e realiza a obra de julgamento a começar pela casa de Deus a fim de resolver completamente a natureza pecaminosa e os caracteres corruptos da humanidade, para que as pessoas possam se livrar do pecado e ser purificadas. É evidente que aceitar e experimentar o julgamento e castigo das palavras de Deus é a única senda para a salvação plena e o reino dos céus.

Versos da Bíblia para referência

“Que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo” (1 Pedro 1:5).

“Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras” (João 16:12-13).

“Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade” (João 17:17).

“E, se alguém ouvir as Minhas palavras, e não as guardar, Eu não o julgo; pois Eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo, Quem Me rejeita, e não recebe as Minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia” (João 12:47-48).

“Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus” (1 Pedro 4:17).

“E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-Lhe glória; porque é chegada a hora do Seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:6-7).

“Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim. Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão” (Daniel 12:9-10).

“Em toda a terra, diz Jeová, as duas partes dela serão exterminadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o Meu nome, e Eu a ouvirei; direi: É Meu povo; e ela dirá: Jeová é meu Deus” (Zacarias 13:8-9).

“Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho e está Comigo a Minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra” (Apocalipse 22:11-12).

03A beleza do reino dos céus

Cristo dos últimos dias expressa a verdade, realiza a obra de julgamento e forma um grupo de vencedores. Depois disso, Ele enviará todos os tipos de desastres para recompensar os bons e punir os maus. Todos aqueles que foram purificados e aperfeiçoados por Deus estão protegidos e são preservados por Ele durante os desastres, e eles entrarão em Seu reino. São recipientes da promessa e das bênçãos de Deus, e assim se cumpre completamente a profecia do livro de Apocalipse: “Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus Mesmo estará com eles, e será o seu Deus. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:3-4).

Versos da Bíblia para referência

“Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre” (Daniel 2:44).

“O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 11:15).

“Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus Mesmo estará com eles, e será o seu Deus. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:3-4).

“E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão, e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 22:1-5).

Como entrar no reino dos céus