Menu

Pode haver palavras de Deus que não estão na Bíblia?

A seguir temos uma discussão entre vários irmãos e irmãs sobre o tópico de se há alguma palavra dita por Deus que não está na Bíblia.

irmão Lvy:

Todos nós que cremos no Senhor sabemos que a palavra de Deus está apenas na Bíblia e em nenhum outro lugar, mas agora algumas pessoas estão questionando isso. Elas acham que há alguma palavra de Deus fora da Bíblia, mas tenho um ponto de vista diferente sobre essa questão. Hoje em dia, o Antigo e o Novo Testamentos estão concluídos e, juntos, registram todas as palavras de Deus, então acredito que é absolutamente impossível que haja palavra de Deus fora da Bíblia. Mesmo que outros livros espirituais que lemos sejam baseados na Bíblia, eles não são palavras de Deus. Portanto, todas as palavras de Deus estão na Bíblia e em nenhum outro lugar, e isso absolutamente não pode estar errado!

Ponderando e agindo com cautela:

Para falar a verdade, e também por ser um crente no Senhor há muitos anos, acredito que a questão de “se a palavra de Deus está ou não apenas na Bíblia e em nenhum outro lugar” ainda deve ser levantada, porque há algum tempo ouvi um irmão dizer que a palavra de Deus não estava apenas na Bíblia. Penso que suas palavras certamente têm um bom fundamento, já que ele tem uma compreensão pura da Bíblia e também pensamentos perspicazes. Mas não continuamos a discutir o tópico porque, no curso de nossa conversa, ele teve que sair para tratar de outras coisas. Portanto, creio que agora podemos ter uma troca de ideias com irmãos e irmãs on-line a respeito dessa questão.

irmã Hu:

Em reuniões, os pastores e presbíteros nos explicam isso de modo muito claro: “a palavra de Deus está apenas na Bíblia e em nenhum outro lugar.” Contanto que sigamos o que eles dizem, não será suficiente apegar-nos à Bíblia em nossa crença no Senhor? Realmente, as pessoas passam tempo demais pensando nesta questão! Como as pessoas podem pensar que há palavra de Deus fora da Bíblia?

sério:

Não se pode dizer isso! Tenho lido a Bíblia por quase toda minha vida, mas todos esses anos que passei estudando a Bíblia, questiono o ponto de vista que a maioria das pessoas mantém de que “a palavra de Deus está apenas na Bíblia e em nenhum outro lugar.” Todos nós que entendemos a Bíblia sabemos que, no curso de sua compilação, partes dos livros dos profetas, como algumas das palavras de Deus que o profeta Esdras transmitiu, não foram registrados no Antigo Testamento por causa das discussões e omissões entre aqueles que compilavam a Bíblia. Isso é um fato que todos conhecem. Embora esses livros de profecia omitidos não tenham sido incorporados na Bíblia, eles também são palavras de Deus. Somente isso já é suficiente para provar que este ponto de vista de que “a palavra de Deus está apenas na Bíblia e em nenhum outro lugar” é insustentável.

Procurando:

Concordo com esta declaração. Irmãos e irmãs, ao lerem as escrituras, não sei se já notaram as palavras em João 21:25: “E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.” Todos nós sabemos que o Senhor Jesus operou e pregou sobre a terra por três anos e meio, e que apenas os Quatro Evangelhos registraram as palavras do Senhor Jesus. Mas podemos dizer que o Senhor, em três anos e meio, disse apenas essas palavras limitadas aos Quatro Evangelhos? A resposta definitiva é não. João diz: “E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.” Essas palavras confirmam totalmente esse ponto. Acrescento ainda que o Senhor Jesus viveu na terra por trinta e três anos e meio, mas, nos trinta anos antes que Ele começasse a realizar Sua obra, tenho certeza de que disse muitas palavras, porém estas tampouco foram registradas na Bíblia.

Otimista::

Graças ao Senhor! Pensando sobre isso cuidadosamente. Acredito que esta realmente é a verdade!

Anseio:

Ótimo discurso! Gostei da postagem e enviei uma solicitação de amizade.

Seguindo com meu coração:

Graças a Deus! Também desejo expressar minha opinião sobre isso. Há alguns dias, obtive alguma luz de meu amigo e agora gostaria de compartilhá-la com vocês. Com relação ao ponto de vista de que “a palavra de Deus está apenas na Bíblia e em nenhum outro lugar”, também acredito estar errado. Deus é a verdade, o caminho, a vida e Ele tem o caminho infinito da verdade. Se chegarmos à conclusão de que a palavra de Deus está apenas na Bíblia e em nenhum outro lugar, então não estaríamos negando que Deus tem o caminho infinito da verdade?

O Senhor Jesus certa vez disse: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras(João 16:12-13). O Senhor Jesus diz claramente que Ele ocultou muitas coisas das pessoas naquela época, porque elas não seriam capazes de suportá-las. Assim, a partir dessas palavras sabemos que o Senhor Jesus na verdade tinha muitas outras coisas que desejava dizer, mas não as expressou. Apenas quando o Espírito da verdade vier Ele expressará mais palavras. Assim, podemos ver que essas palavras e as coisas por vir no futuro certamente não estão registradas na Bíblia. Então, como podemos dizer que não há palavras de Deus fora da Bíblia? Além disso, temos que saber que o Espírito da verdade se refere ao próprio Deus. Dessa forma, as palavras ditas pelo Senhor Jesus: “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” and “e vos anunciará as coisas vindouras.” significam que, quando Ele voltar, proferirá as palavras para levar-nos à compreensão de toda a verdade e nos dirá todas as coisas por vir. Além disso, muitos trechos no Apocalipse dizem: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” A partir dessas palavras, também podemos ver que Ele expressará palavras quando voltar, além das limitadas palavras de Deus registradas na Bíblia. E outro trecho em Apocalipse ainda diz: “Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos(Apocalipse 5:1). O livro mencionado aqui foi escrito por dentro e selado com sete selos, o que mostra que o conteúdo desse livro não foi registrado no Livro da Revelação. Ou seja, o livro é externo à Bíblia. Portanto, ainda pode haver palavras de Deus fora da Bíblia e elas são o que Ele falará pessoalmente quando retornar, e são o que o Espírito Santo diz às igrejas.

Procurando:

Graças a Deus! Ao ouvir essas palavras, sinto que há luz neste entendimento, e quero acrescentar também algo sobre meu próprio entendimento. Se sempre delimitarmos as palavras de Deus à Bíblia e dissermos que as palavras de Deus estão apenas na Bíblia e em nenhum outro lugar, quais serão as consequências? Isso me recorda que os primeiros fariseus também delimitaram as palavras de Deus ao Antigo Testamento, de modo que, quando o Senhor Jesus veio fazer Sua obra, eles não O reconheceram nem O aceitaram de nenhuma forma. Como eles aguardavam pela chegada do Messias, concluíram que o Senhor Jesus não era o Messias e, por fim, certamente foram incapazes de saudar a chegada do Messias. Da mesma forma, se delimitarmos a palavra de Deus dentro do Novo e Antigo Testamentos, não O reconheceremos quando Ele vier proferir Suas palavras? Assim, como podemos saudar Seu retorno?

Ponderando e agindo com cautela:

Graças ao Senhor! Esse entendimento faz muito sentido. A partir desta troca de ideias hoje, sinto que obtive alguns benefícios e que entender esta questão é útil para que saudemos o retorno do Senhor. Dessa forma, não delimitaremos a obra e as palavras de Deus à Bíblia como os fariseus dos tempos antigos fizeram. Será que outros irmãos e irmãs entendem isso?

Otimista, Ansiando, Honestidade e Acompanhando com meu coração, cada um enviou emojis sorridentes, e apenas o Irmão Lvy e a Irmã Hu saíram subitamente do grupo.

Saiba mais: Bíblia e Deus

Deixe uma resposta