Inscreva-se

Menu

Pregação sobre a vinda do Filho do homem

1. O Senhor profetizou que o Filho do homem virá nos últimos dias.

Muitos irmãos e irmãs no Senhor aguardam ansiosamente pelo retorno do Senhor e pensam que Ele virá em seu corpo espiritual ressuscitado descendo entre as nuvens. Pois a Bíblia diz: “Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:11). “Eis que vem com as nuvens” (Apocalipse 1:7). A maioria das pessoas espera que o Senhor desça subitamente das nuvens um dia. Por milhares de anos, os cristãos têm esperado por isso.

Mas se você é um dos que conhece bem a Bíblia, deve saber que os versículos sobre a volta do Senhor não estão limitados a essa passagem. O Senhor também disse: “Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem” (Lucas 12:40). “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mateus 24:36-37). “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem” (Mateus 24:27). “Pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e que seja rejeitado por esta geração” (Lucas 17:24-25). O Senhor Jesus mencionou “virá o Filho do homem” e “a vinda do Filho do homem”, obviamente, para nos dizer que Ele retornaria nos últimos dias na forma do Filho do Homem. Afinal de contas, quem é “o Filho do Homem”? Não é difícil de entender. O Filho do Homem nasceu de humanos e tem emoções de alegria, raiva, tristeza e felicidade, uma vida caseira normal e assim por diante. Vamos pensar nisso: O Senhor Jesus é o Filho do Homem, que nasceu de Maria e tinha irmãos e irmãs, uma família normal e um processo de crescimento normal. Além de possuir uma humanidade normal, Ele tinha a substância divina que nós humanos não possuímos, sendo capaz de expressar a verdade, conceder ao homem o caminho do arrependimento, ressuscitar os mortos, realizar muitos sinais e maravilhas e finalmente salvar toda a humanidade dos pecados, sendo pregado na cruz pelo homem. Essas obras foram realizadas pelo próprio Deus em humanidade normal e comum. O Senhor Jesus profetizou muitas vezes que o Filho do Homem viria nos últimos dias. A partir disso, podemos aprender que, quando voltar nos últimos dias, Deus deve ser como o Senhor Jesus naquela época, nascido de humanos, fazendo obras na carne, porque, se Ele trabalhasse em um corpo espiritual, não seria chamado de Filho do homem.

O Senhor Jesus disse: “Pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e que seja rejeitado por esta geração” (Lucas 17:24-25). Essas palavras do Senhor são a maior prova de que Ele retornará como o Filho do Homem nos últimos dias. Se Ele voltar em Seu corpo espiritual ressuscitado, não sofrerá muitas coisas e ainda não será rejeitado por sua geração, pois Seu corpo espiritual glorioso é demasiado sobrenatural. Seu corpo espiritual pode descer dos céus, aparecer e desaparecer segundo a Sua vontade e atravessar paredes: não importa o tempo ou o espaço, Ele pode aparecer e desaparecer diante de você. Nenhuma pessoa comum é capaz dessas proezas. Ele não apenas pode realizar sinais e maravilhas, mas tudo o que Ele diz imediatamente se realiza. Se o Senhor Jesus descer como corpo espiritual nos últimos dias, todos os crentes e descrentes O seguirão. Então, como essas palavras do Senhor serão cumpridas? E como Ele será rejeitado por sua geração? Apenas quando Ele se torna o Filho do Homem, que pode ser visto e tem humanidade normal, é que nos atreveremos a condenar e rejeitar a Cristo confiando em nossos conceitos e imaginação. Assim como quando o Senhor Jesus realizou obras, os fariseus e os judeus que o seguiram julgaram se o Senhor Jesus era o Messias ou não, apenas por Sua aparência, e não buscaram Suas obras e palavras, por isso eles se atreveram a abandoná-Lo e resistir a Ele arbitrariamente, e até O pregaram à cruz. Eles cometeram um crime hediondo, então ficaram sujeitos à punição de Deus. Isso é um fato?

3. Apenas o Pai sabe sobre a descida do Filho do homem nos últimos dias.

Deus se vestirá de carne comum e normal nos últimos dias assim como o Senhor Jesus o fez, realizará Sua obra e expressará palavras, guiando a vida do homem. Isso cumpre as profecias do Senhor: “Eis que venho como ladrão” (Apocalipse 16:15). “Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem” (Mateus 24:44). “Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai” (Marcos 13:32). Essas escrituras mencionam “como ladrão” e “Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe.” Por que o Senhor profetizou que Ele viria como ladrão? Todos sabemos que um ladrão rouba de forma oculta e não é fácil de ser visto. Se Deus vier como corpo espiritual, nós o veremos e O conheceremos. Sendo assim, “como ladrão” e “Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe” profetizado na escritura não dará em nada? Além disso, apenas quando Deus está encarnado como o Filho do Homem nos últimos dias é que a profecia “nem o Filho” será cumprida. Assim como o Senhor Jesus, antes de realizar Seu ministério, nem mesmo Ele sabia sobre Sua identidade como Cristo que veio para realizar a obra de redenção; só quando começou a realizar Seu ministério que Ele soube Sua identidade. Pois, quando Deus se torna carne, transformando-se em uma pessoa comum e normal, o Espírito de Deus fica oculto na carne, ela não tem consciência da presença do Espírito. Assim como nós somos incapazes de sentir nosso espírito dentro de nós. Se o Espírito de Deus não murmurar palavras para testificar do Próprio Deus, Ele não pode saber que Ele próprio é o Deus encarnado.

4. O Senhor primeiro virá secretamente e depois aparecerá publicamente.

Algumas pessoas imaginam: se Deus aparece como a imagem encarnada, como as profecias na Bíblia da descida pública do Senhor nas nuvens serão cumpridas? É fácil entender na combinação com a comunhão acima. Primeiro, o Senhor se tornará carne e virá secretamente junto aos homens como ladrão para realizar a obra de julgar e purificar o povo escolhido de Deus. Quando um grupo de vencedores for aperfeiçoado, os grandes desastres virão, e Deus começará a recompensar os bons e punir os maus. Depois Deus descerá publicamente das nuvens. Naquele tempo, as profecias da descida pública do Senhor serão cumpridas, assim como é dito na Bíblia: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém” (Apocalipse 1:7). Naquele tempo, todos aqueles que recusaram aceitar a obra oculta de Deus terão perdido completamente a oportunidade da salvação. Aqueles que o feriram verão que o Deus, encarnado a quem resistiram e condenaram, era o Senhor Jesus retornado. Como não chorariam e rangeriam os dentes e bateriam em seus peitos? Então, a cena de todos os seres da terra lamentando aparecerá.

Na ocasião da volta do Senhor, o próprio Deus pode revelar o mistério da descida do Filho do homem, pois os pensamentos de Deus são mais altos do que os pensamentos do homem. Assim como a Bíblia diz: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz Jeová. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8-9). Assim, devemos saudar a descida do Filho do homem. Apenas dessa forma podemos acompanhar a obra de Deus e obter Sua salvação.

Tradução: Marina Hennies

Veja também:

1-O Salvador Jesus Cristo Já Voltou nos Últimos Dias

2-Como sera a segunda vinda do Senhor

3-O que significa que Jesus virá como um ladrão na noite?

4-Queres aprender sobre o arrebatamento na Bíblia ou como ser arrebatado antes da tribulação?

5-Filme gospel “Que bela voz” Trecho 2 – Como ter certeza de que o Senhor Jesus já retornou?