Menu

Pregação sobre salvação e alcançar salvação plena

Sempre que mencionamos a diferença entre ser salvo e alcançar salvação plena, alguns irmãos e irmãs podem dizer: “Existe alguma diferença entre ser salvo e alcançar a salvação plena? Ser salvo não significa alcançar a salvação plena? Nós fomos salvos através de nossa fé no Senhor Jesus, isso não quer dizer que alcançamos a salvação plena? Quando o Senhor vier, seremos arrebatados de imediato para o céu”. Mas as coisas são realmente assim tão simples? Faríamos bem em buscar e discutir esse assunto.

1. O que significa ser salvo? Depois que somos salvos, nós estamos sem pecado?

Primeiro, vamos ler uma passagem das palavras de Deus: “Na época, a obra de Jesus foi para redimir toda a humanidade. Os pecados de todos que acreditavam Nele foram perdoados; contanto que você acreditasse Nele, Ele o redimiria; se você acreditasse Nele, não era mais um pecador e estava livre de seus pecados. É isso o que significava ser salvo e ser justificado pela fé. No entanto, naqueles que acreditavam ainda restava o que era rebelde e se opunha a Deus e que ainda precisava ser removido lentamente. A salvação não significava que o homem havia sido completamente ganho por Jesus, mas sim que o homem não era mais do pecado, que ele havia sido perdoado de seus pecados: se você acreditasse, nunca mais seria do pecado.” As palavras de Deus nos mostram que que somos salvos através da nossa crença no Senhor, porque o Senhor Jesus realizou a obra da redenção. O Senhor se entregou como oferta pelo pecado e foi pregado na cruz, e assim nos redimiu do pecado. Portanto, crendo Nele, não somos mais pecadores e não estamos mais presos à lei. Agora, quando pecamos, podemos nos colocar diretamente diante de Deus para orar a Ele e podemos pedir ao Senhor que nos perdoe. Isso é o que significa ser salvo.

Estamos, então, sem pecado depois de ser salvos? Podemos ver pelas nossas próprias experiências que, embora possamos trabalhar arduamente e realizar algumas boas ações externas, ainda somos capazes de pecar com frequência e não nos livramos das amarras do pecado. Nossos caracteres de vida ainda são os mesmos, e no momento em que encontramos algo que esteja em desacordo com nossas próprias noções ou algo que viole nossos próprios interesses, revelamos muitos caracteres corruptos e, como resultado, nos rebelamos e resistimos a Deus. Por exemplo, dentro da igreja, sempre que alguém faz um sermão que mostra que essa pessoa tem mais dons do que nós, sentimos inveja ou tentamos rebaixar essa pessoa em segredo. Quando alguém viola nossos interesses, nós odiamos e, em casos graves, nos irritamos e atacamos essa pessoa. Sempre que abandonamos algo ou nos despendemos um pouco em nossa obra pelo Senhor, exibimos nossas realizações e impomos condições a Deus, ou então desprezamos e menosprezamos outras pessoas. Sempre que somos iluminados pelo Espírito Santo em nosso trabalho e nos sermões e colhemos os frutos, ficamos muito satisfeitos com nós mesmos e usurpamos a glória de Deus. Depois que sofremos e pagamos um preço e não recebemos nada em troca e nossos interesses pessoais não são satisfeitos, culpamos a Deus e O entendemos errado, acreditando que Ele não está nos protegendo ou nos abençoando. Quando fazemos algo que viola os mandamentos de Deus, tememos que as pessoas descubram e mentimos para enganar os outros e a Deus. Quando cremos em Deus por muitos anos e pensamos que Deus não nos concedeu graça suficiente, seguimos os caminhos do mundo, traímos Deus e assim por diante. Tais comportamentos e expressões são suficientes para provar que ainda vivemos em pecado e sob o poder de Satanás. Eles provam que nossa natureza ainda é satânica, que nossos pensamentos e visões pertencem ao mundo, que temos a capacidade de trair arbitrariamente a Deus e retornar à nossa vida mundana por causa de qualquer situação que não esteja de acordo com nossas próprias ideias.

2. O que significa obter a salvação plena? Quais são os comportamentos daqueles que obtêm a salvação plena?

Primeiro, vamos ler uma passagem das palavras de Deus: “Quando as pessoas se livram das coisas satânicas imundas e corruptas, elas ganham a salvação de Deus. Mas se elas ainda não se despiram da imundície e da corrupção, então elas ainda estão vivendo sob o império de Satanás. A conivência, o engano e a desonestidade das pessoas são todas coisas de Satanás. A sua salvação por Deus é para libertar você dessas coisas de Satanás. A obra de Deus não pode estar errada; tudo é feito para salvar as pessoas das trevas. […] Quando você vive sob o império de Satanás você é incapaz de manifestar Deus, você é algo imundo e não pode receber a herança de Deus. Quando você tiver sido purificado e aperfeiçoado, você será santo, você será uma pessoa normal e você terá sido abençoado por Deus e será um prazer para Deus.

As palavras de Deus nos mostram que alcançar a salvação plena significa abandonar o pecado e ser purificado. Ou seja, aqueles que alcançam a salvação plena não apenas realizam algumas boas ações externas, mas sua natureza interior arrogante, egoísta, enganosa e perversa se transformou, e eles são capazes de viver pelas palavras de Deus, submeter-se por completo às orquestrações e arranjos de Deus, e, mesmo quando confrontados com a ameaça de morte iminente, eles ainda são capazes de temer a Deus e evitar o mal. Eles preferiram morrer do que voltar a viver sob o poder de Satanás e não podem mais se rebelar ou resistir a Deus. Somente pessoas assim foram ganhas por Deus por completo. As pessoas que alcançam a salvação plena de Deus são aquelas que entendem a verdade, que conhecem a Deus e que podem obedecê-Lo. Pessoas que alcançam a salvação plena são aquelas que podem dar testemunho em meio a todos os tipos de tentações de Satanás, que podem viver pela verdade e que temem a Deus e evitam o mal. As pessoas que alcançam a salvação plena levam em conta a vontade de Deus, falam sincera e honestamente, são bondosas, podem amar a Deus e agradá-Lo, tomam as Suas palavras como regras para suas ações e conduta, podem viver a semelhança genuína de humanos, podem glorificar a Deus e manifestá-Lo em tudo o que fazem.

3. A diferença entre ser salvo e alcançar a salvação plena

Acabamos de discutir o que significa ser salvo e se estamos ou não sem pecado depois que somos salvos, e também discutimos o que significa alcançar a salvação plena, e quais comportamentos são expressos por aqueles que alcançam essa salvação. Espero que todos tenham algum discernimento sobre a diferença entre ser salvo e alcançar a salvação plena. Ser salvo significa que não somos mais condenados pela lei, que não somos mais pecadores, que fomos redimidos por Deus, que somos qualificados para nos colocar diante Dele, mas que, embora possamos fazer algumas boas ações externas, nossa natureza pecaminosa permanece profundamente enraizada dentro de nós. Atingir a salvação plena, por outro lado, significa que nossos caracteres de vida foram transformados, que somos capazes de colocar a verdade em prática, que não cometemos mais nenhum pecado, que somos inteiramente capazes de ouvir as palavras de Deus e obedecê-Lo, que podemos viver a realidade das palavras de Deus, que estamos livres por completo da influência de Satanás e que nos tornamos pessoas livres.

Em contraste, nossa atual situação como irmãos e irmãs no Senhor é tal que ainda vivemos em vários tipos de caracteres corruptos e vivemos vidas nas quais pecamos durante o dia e confessamos nossos pecados à noite. Somos completamente incapazes de resistir às seduções e tentações de Satanás e ainda nos rebelamos contra Deus, resistindo, culpando e entendendo mal a Deus. As vidas que vivemos não podem glorificar a Deus ou manifestá-Lo de modo algum, como, então, podemos dizer que alcançamos a salvação plena? Deus diz: “Sereis santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16). “Quando você vive sob o império de Satanás você é incapaz de manifestar Deus, você é algo imundo e não pode receber a herança de Deus. Quando você tiver sido purificado e aperfeiçoado, você será santo, você será uma pessoa normal e você terá sido abençoado por Deus e será um prazer para Deus.” A essência de Deus é santa e justa. Ele odeia todos os diferentes tipos de pecado que existem dentro de nós e detesta todos os tipos de imundices diferentes dentro de nós. Pessoas imundas e corruptas como nós não merecem entrar no reino de Deus. Em nossa crença no Senhor, é apenas rejeitando por completo todas essas coisas imundas e corruptas e nos purificando que podemos conquistar o louvor de Deus e ser levados por Ele para um belo destino. Portanto, ser salvo não significa que alcançamos a salvação plena, e quando o Senhor retornar, não seremos arrebatados de imediato para o céu.

4. Buscando a senda para obter a salvação plena

Então, onde está a senda para alcançar a salvação plena? De fato, o Senhor Jesus nos falou, há muito tempo, sobre a senda para alcançar a salvação plena. Vamos dar uma olhada em vários versículos da Bíblia: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras” (João 16:12-13). “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas(Apocalipse 2:17). “Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida(Apocalipse 21:6). “Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia(João 12:48). O Senhor nos mostrou o caminho para alcançar a salvação plena e entrar no reino celestial. Isto é, agora, nos últimos dias, o Senhor Jesus retornará para expressar todas as verdades, e para cada pessoa que tem sede e busca a manifestação de Deus, Ele concederá livremente da fonte da água viva, permitindo-nos, assim, obter a água viva de uma nova vida de Deus, para que nossa vida espiritual obtenha seu sustento. Depois, experimentando o julgamento e o castigo das palavras de Deus, nossos caracteres corruptos serão purificados, rejeitaremos as amarras do pecado, nos livraremos de todas as influências sombrias satânicas e viveremos pelas palavras de Deus. Quando as provações de Deus vierem sobre nós, seremos capazes de permanecer firmes em nosso testemunho e nos tornaremos pessoas que obedecem, glorificam e manifestam a Deus em tudo o que fazem. Deste modo, alcançaremos genuinamente a salvação plena e estaremos qualificados para entrar no reino de Deus.

Irmãos e irmãs, que o Senhor nos ilumine, para que possamos ver com clareza a diferença entre sermos salvos e alcançar a salvação plena e para que não fiquemos presos em nossos equívocos e imaginações, atrasando, assim, o grande evento de nossa entrada no reino celestial. Devemos ser como as virgens prudentes e buscar a verdade com a mente aberta, pois só então poderemos acolher a vinda do Senhor o mais breve possível, assistir à festa nupcial do Cordeiro e ser regados pela água do vida. Depois de experimentarmos a obra de julgamento e castigo de Deus nos últimos dias, rejeitarmos todos os nossos caracteres corruptos e vivermos a realidade das palavras de Deus, finalmente alcançaremos a salvação plena e entraremos no reino celestial.

Palavras de Deus relevantes:

1-O que é ser salvo? O que é alcançar salvação plena?

2-Quais são as diferenças essenciais entre ser salvo e alcançar salvação plena?

Deixe uma resposta