Inscreva-se

Menu

Como o Senhor retornará nos últimos dias?

Muitas opiniões diferentes foram expressas no encontro de colaboradores.

Wenwen: Recentemente, muitos irmãos e irmãs estão explorando uma questão muito controversa: no ano 2000, os pastores e presbíteros disseram que o retorno do Senhor era iminente, mas já estamos em 2018 e não vimos isso acontecer. Mas algumas pessoas estão dizendo que o Senhor já retornou, enquanto outras dizem que quando Ele voltar, todos O verão. Há muitas opiniões diferentes sobre isso. Afinal de contas, como o Senhor retornará? O que vocês acham desse problema?

Hu Yue: Sobre o retorno do Senhor, a Biblia diz com clareza: “Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória” (Lucas 21:27). “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele” (Apocalipse 1:7). Por esses parágrafos, podemos entender que todos verão o retorno do Senhor. É nisso que devemos acreditar.

Li Qi: Este foi o meu entendimento também, mas então li que a Bíblia declara que quando o Senhor voltar Ele separará o trigo do joio, as ovelhas dos cabritos, colocará cada um com sua própria espécie, e assim por diante. Então, comecei a me perguntar o seguinte: se o Senhor descer em uma nuvem e todos se prostrarem para adorá-Lo em Sua glória, como essa obra poderá ser realizada?

Brother Wu: Isso mesmo! Se o Senhor descer em uma nuvem, as pessoas boas e as más, crentes verdadeiros e falsos, servos bons e maus verão o Senhor aparecendo abertamente e cairão por terra diante Dele, certo? Então, como as ovelhas serão separadas dos cabritos e como cada um será colocado com sua própria espécie?

Cheng Li: Quanto à questão do retorno do Senhor, eu também fiquei intrigado por um longo período. Mas há algum tempo, seguindo a recomendação de um amigo, visitei um site gospel. Nesse site eu li alguns livros que abordam esse problema e conseguiram encontrar a resposta correta.

Wenwen excitedly asked: Qual é a resposta? Rápido, conte-nos!”

Cheng Li: Nos livros, eu li que as Escrituras não mencionam apenas as profecias que falam que o Senhor aparecerá a todos: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mateus 24:30), “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele” (Apocalipse 1:7), mas, várias passagens tembém mencionam que Ele retornará secretamente: “Pois se não vigiares, virei como um ladrão” (Apocalipse 3:3), “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez” (Apocalipse 16:15), “Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem” (Lucas 12:40), “Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai” (Marcos 13:32). Essas profecias mencionam o retorno do Filho do Homem, dizendo que o Senhor virá como um ladrão. Isto significa que o Senhor pode vir tanto abertamente em uma nuvem, como secretamente. Todos nós sabemos que, se o Senhor descer numa nuvem, haverá muitos sinais para indicá-lo, como a sublevação do céu e da terra e as estrelas caindo do céu. Se todos virem essas coisas, eles saberão com certeza que o Senhor retornou. Mas quanto à profecia do Senhor voltando como um ladrão, como poderia ser cumprida? Sabemos que toda palavra e frase do Senhor são confiáveis, por isso não podemos estabelecer parâmetros para o método de retorno do Senhor de acordo com uma ou duas passagens nas Escrituras. Na verdade, o retorno do Senhor será feito em etapas: o primeiro estágio é Seu retorno secreto como o Filho do Homem; depois disso Ele descerá abertamente em uma nuvem e aparecerá para todos. Durante o estágio secreto, o Senhor virá para criar um grupo de vencedores, em outras palavras, Ele salvará todos aqueles que verdadeiramente acreditam e obedecem a Ele. Ao mesmo tempo, Ele revelará todas aquelas pessoas cuja fé é falsa e que resistem a Deus. Quando esta grande obra tiver sido completada, Ele, então, se revelará ao mundo, que também será o período de recompensar os bons e punir os iníquos. Como tudo isso soa para vocês?

Li Qi: Hum, o que você está dizendo parece razoável e está de acordo com o que foi profetizado na Bíblia e com a realidade da obra de Deus. Eu lembro que está escrito na Bíblia: “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também será nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos. Como também da mesma forma aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os destruiu a todos; assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar” (Lucas 17:26-30). Na época de Noé, Deus disse que destruiria o mundo, mas também ordenou que ele construísse uma arca. Durante os 100 anos em que Noé estava construindo a arca, ninguém acreditava que um dilúvio estava chegando, então Deus enviou o desastre. Durante esse período, apenas Noé e sua família de sete pessoas seguiram as instruções de Deus e entraram na arca, e assim foram salvos. Todo mundo foi levado pelas águas do dilúvio e se afogou. Existe ainda a história de Sodoma: Antes de Deus incendiar a cidade, Ele enviou anjos para salvar pessoas, mas somente Ló adorou a Deus e recebeu os anjos. O resto dos habitantes da cidade passava o tempo comendo, bebendo, jogando e, geralmente, vivendo vidas pecaminosas e sedentas de prazeres. Eles atacaram os anjos e resistiram a Deus. Então os anjos levaram Ló e suas duas filhas para fora da cidade e Deus os protegeu, enquanto Ele fazia chover enxofre sobre Sodoma, destruindo totalmente a cidade e seus habitantes. Desses dois eventos, podemos ver que, antes do desastre, Deus tenta salvar as pessoas. Deus procura aqueles que verdadeiramente crêem Nele e os traz diante de Seu trono, enquanto os malfeitores que são inimigos de Deus são abatidos pela ira, quando Ele se manifesta no desastre.

Cheng Li: Sim, eu li, no site gospel, uma passagem das palavras de Deus que diz: “Muitas pessoas podem não se importar com o que digo, mas ainda quero contar a todo assim chamado santo que segue a Jesus que, quando virem Jesus descer dos céus sobre uma nuvem branca com seus próprios olhos, isso será a aparição pública do Sol da justiça. Talvez esses sejam tempos de grande empolgação para você, mas você deve saber que o tempo em que você testemunhar Jesus descendo dos céus é também o tempo em que você descerá ao inferno para ser punido. Esse será o tempo do fim do plano de gestão de Deus e será quando Deus recompensará os bons e punirá os perversos” (“Quando você contemplar o corpo espiritual de Jesus, Deus terá feito novo céu e nova terra”).

Analisando essas frases, podemos ver que é errado esperar cegamente que o Senhor desça em uma nuvem, porque isso só acontece quando Deus vem para recompensar ou punir as pessoas, quando já é tarde demais para que elas sejam salvas. Isto cumpre a profecia em Apocalipse, capítulo 1, versículo 7: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.” Quando Deus descer sobre uma nuvem e se manifestar abertamente diante dos povos do mundo, eles lamentarão em voz alta e todos aqueles que resistirem a Ele serão punidos. Isso é determinado pelo caráter justo de Deus!

Wenwen: Graças ao Senhor! Esse tipo de comunhão é a iluminação do Espírito Santo!

Li Qi: Mas ainda há uma coisa que eu realmente não entendo: se o Senhor descer secretamente antes dos desastres, como vamos saber?

Cheng Li: O Senhor Jesus disse, “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade …” (João 16:12-13). “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:7). “Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!” (Mateus 25:6). “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20). Desses versículos, podemos ver que quando o Senhor retornar Ele proferirá verdades e falará às igrejas. As virgens prudentes ouvem a voz de Deus e podem, então, dar as boas-vindas à Sua chegada. Então, devemos prestar muita atenção para ouvir a voz de Deus, e quando alguém está testemunhando a manifestação de Deus ou Suas declarações, devemos buscar e investigar. Não devemos recusar ou condená-los. Pois assim, antes que os desastres aconteçam, poderemos dar as boas-vindas ao Senhor, banquetear com Ele e, por fim, ser conquistados por Ele!

Li Qi: Graças ao Senhor! Agora eu entendo…

Veja também:

Jesus voltando: Foi assim que recebi o Senhor

Deixe uma resposta