Menu

Versículos do Dia: Explicação de Provérbios 15:33 — O que é o temor de Deus?

O temor de Jeová é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade.

Ao mencionar o temor de Deus, muitas pessoas estão familiarizadas com o conceito e entendem que aqueles que temem a Deus são abençoados por Ele. No entanto, apenas alguns realmente entendem o que significa temer a Deus. A leitura do conteúdo a seguir o ajudará a entender o significado de temer a Deus e lhe dará a oportunidade de se tornar alguém que genuinamente teme a Deus e recebe Suas bênçãos prometidas.

“O temor de Jeová é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade” (Provérbios 15:33). Este versículo nos esclarece sobre o conceito de temer a Deus, que envolve aceitar Sua sabedoria e ensinamentos, cultivar um bom relacionamento com Ele e, finalmente, receber Suas bênçãos e aprovação. Na verdade, estamos familiarizados com o termo “temor”, pois aparece mais de duzentas vezes em toda a Bíblia, destacando sua importância para todos os crentes sinceros. Então, o que realmente significa temer a Deus? Vamos explorar isso através das histórias dos 3 personagens bíblicos.

1. Noé

Em Hebreus 11:7, é dito: “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hebreus 11:7). Todos nós sabemos que há milhares de anos, o mundo estava cheio de maldade e corrupção, e Deus decidiu trazer um dilúvio para destruí-lo. Deus chamou Noé para construir a arca, e Noé se submeteu incondicionalmente ao que Deus disse. Tudo o que Deus ordenou, ele cumpriu fielmente sem questionar ou buscar razões. Ele simplesmente ouviu e obedeceu e, como resultado, recebeu as bênçãos de Deus. Claramente, obediência e submissão são partes essenciais de temer a Deus.

2. Abraão

A Bíblia registra que Deus deu a Abraão um filho chamado Isaque. Quando Isaque cresceu, Deus instruiu Abraão a levar seu único filho, a quem ele amava, Isaque, ao Monte Moriá e oferecê-lo em holocausto. Depois que Abraão preparou tudo, ele ergueu sua faca para sacrificar Isaque. Naquele momento, o mensageiro de Deus o deteve a tempo e providenciou um cordeiro para o sacrifício. A obediência incondicional, a oferta e a disposição de retornar de Abraão conquistaram a aprovação e a bênção de Deus. Assim, fica evidente que obediência total, oferta e disposição de retornar a Deus também são manifestações de temer a Deus.

3. Jó

No Livro de Jó, diz: “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal” (Jó 1:1). Jó era uma pessoa que temia a Deus e evitava o mal. Ele passou por várias provações, perdendo todos os seus bens e filhos, e até mesmo afligido por feridas dolorosas por todo o corpo. No entanto, ele não reclamou de forma alguma, mas manteve sua integridade, adorando a Deus e louvando-O. Esta é também uma expressão de temer a Deus.

A partir desses exemplos, podemos ver que temer a Deus requer obediência absoluta e disposição para oferecer e retornar, adoração e louvor genuínos. Assim como diz a palavra de Deus: “‘Temer a Deus’ não significa medo e horror indescritíveis, nem evadir, nem se afastar, nem é idolatria ou superstição. Antes, é admiração, estima, confiança, compreensão, cuidado, obediência, consagração, amor, bem como adoração, retribuição e submissão incondicionais e sem queixas(A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, “Prefácio”). As palavras de Deus deixam bem claro o que significa temer a Deus. Temer a Deus não é ter medo de Deus, porque o medo levará inevitavelmente a nos distanciarmos de Deus, a evitá-Lo, o que só resultará em um afastamento crescente de Deus. Eventualmente, pode até levar a trair a Deus, então isso não pode ser considerado como temer a Deus. Portanto, para ver se realmente tememos a Deus, precisamos examinar se possuímos as qualidades de confiança, compreensão, cuidado, obediência, consagração, amor, bem como adoração, retribuição e submissão incondicional e sem queixas. Após uma reflexão cuidadosa, se ainda não temos essas manifestações de temer a Deus, isso significa que ainda não estamos realmente temendo a Deus. Então, como podemos alcançar o temor de Deus e nos tornar pessoas que Deus aprova e abençoa? Se você quiser saber mais, entre em contato conosco através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Vamos aprender juntos as palavras de Deus, nos comunicar online e encontrar as respostas!

Deixe uma resposta