Menu

Como ler a palavra de Deus todos os dias para alcançar o melhor efeito

Como cristão, precisamos passar pela devoção espiritual e ler diariamente as palavras de Deus. O Senhor Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim(João 14:6). Somente a palavra de Deus é a verdade, a lâmpada para os nossos pés e a luz para a nossa senda. Sua palavra nos permite ter uma senda para percorrer quando encontramos todos os tipos de sofrimento e adversidade. Ela pode também se tornar nossas vidas. Como devemos ler as palavras de Deus para que possamos alcançar bons resultados? A seguir, vamos nos comunicar sobre os três princípios da prática sobre como ler as palavras de Deus. Espero que traga algum benefício para você.

1. Ore, leia e contemple as palavras de Deus com um coração focado para entender o seu verdadeiro significado.

Cada frase de Deus contém Suas intenções, Suas exigências para nós e Seu caráter. Independente de qual aspecto Deus fala, tudo é feito para atingir um aspecto dos resultados. Depois de crer no Senhor, embora todos os dias eu lesse as palavras de Deus regularmente, em geral agia sem me envolver e nunca tentava entendê-las com meu coração. Apenas entendia um pouco do significado literal das palavras de Deus, mas não procurava compreender seu verdadeiro significado. Como resultado, depois de acreditar em Deus por vários anos, ganhei pouco e só tive um pequeno conhecimento de Deus.

Um dia, uma irmã me disse: “A palavra de Deus é uma expressão do Seu caráter e uma revelação da Sua vida. Cada sentença das palavras de Deus contém mistérios muito profundos. Se não tivermos um coração honesto, será difícil entender o verdadeiro significado da palavra de Deus. O Senhor Jesus disse: ‘Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade(João 4:24). Portanto, se quisermos alcançar bons resultados ao ler a palavra de Deus, devemos acalmar nossos corações para ponderar seriamente sobre cada sentença das Suas palavras. Quais são as intenções de Deus? Por que as Suas exigências para nós são assim? Que aspecto do Seu caráter Ele expressa dentro da Sua palavra? Somente contemplando estas questões podemos alcançar resultados definitivos. As palavras de Deus dizem: ‘Você não pode deixar as palavras de Deus para trás ou fazer ouvidos moucos para elas; você deve decifrá-las com cuidado, repetir sua leitura em oração e compreender a vida dentro das palavras. Não se envolva em futilidades, devorando-as sem dar-se o tempo de digeri-las.’ Com isto, podemos ver que, ao ler as palavras de Deus, precisamos nos esforçar ainda mais para tentar entendê-las. Isto é benéfico para nossas vidas. Ao contrário, se não formos sérios ao ponderar as palavras de Deus e apenas dar-lhes uma leitura superficial, como ao admirarmos as flores enquanto cavalgamos, nunca conseguiremos entender a Sua vontade e as Suas exigências para com o homem.” Após ouvir a comunhão desta irmã, entendi a importância de ponderar as palavras de Deus. Mais tarde, quando as li, comecei a pensar seriamente sobre elas.

Uma vez, li a seguinte passagem da Bíblia: “Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus(Mateus 18:3). Depois de lê-la, em primeiro lugar, orei a Deus e pedi a Ele que aquietasse o meu coração para que eu pudesse contemplar a verdade em Suas palavras com o meu coração. Então, comecei a tentar descobrir o que Deus queria dizer com este versículo. Quais são as Suas intenções e as Suas exigências nestas palavras? Por que Ele disse que só podemos entrar no reino dos céus quando nos tornamos como criancinhas? Qual aspecto do caráter de Deus esta frase representa? Depois de refletir sobre a passagem, entendi que as criancinhas as quais Deus se referiu representavam pessoas honestas. Elas são puras, abertas, ingênuas e inocentes. Elas não enganam os outros e não mentem. Elas são aqueles dos quais Deus se agrada. A partir disto, vi que Deus espera que persigamos o objetivo de sermos pessoas honestas. É uma de Suas exigências para nós. Ponderei estas palavras e percebi que se não formos capazes de nos tornarmos como crianças, não seremos pessoas honestas. Como resultado, nunca conseguiremos entrar no reino dos céus. Isto é decidido pelo caráter justo e santo de Deus. Contemplando desta forma, compreendi a vontade de Deus e estava disposta a me esforçar para ser uma pessoa honesta.

2. Ler as palavras de Deus com o objetivo de encontrar respostas para os nossos problemas e as nossas necessidades espirituais da vida real.

Lemos a Bíblia todos os dias. Às vezes, encontramos a seguinte situação: quando abrimos a Bíblia, não sabemos o que ler. Apenas folheamos a Bíblia e lemos o que vemos. Lemos a Bíblia aleatoriamente sem um objetivo. Como consequência, não ganhamos nada ao ler assim. Nossos problemas não podem ser resolvidos e nossa própria maturidade será adiada no final. Como então devemos ler a Bíblia para que bons resultados possam ser alcançados? Nós devemos ter um propósito quando lemos as palavras de Deus. Devemos encontrar conscientemente as palavras de Deus relacionadas às dificuldades que encontramos na vida real e, depois, usá-las para resolver os nossos problemas. Fazer assim é benéfico para a nossa entrada na vida.

Use-me como um exemplo. Algum tempo atrás, notei que algumas das pessoas ao meu redor tinham ganhado muito dinheiro trabalhando fora de nossa cidade natal e comprado casas com sua riqueza recém obtida. Elas foram bem sucedidas em seus trabalhos ou negócios. Além de adquirirem uma grande quantidade de riqueza material, outras pessoas as admiraram por suas realizações. Eu fiquei com muita inveja, então comecei a colocar todo o meu coração em ganhar mais dinheiro para viver uma vida melhor. Quando me concentrei apenas em ganhar dinheiro, não tive a inclinação para fazer a obra da igreja. Gradualmente, meu coração tornou-se cada vez mais distante de Deus, minhas orações não chegaram a Ele, meu espírito se enfraqueceu e senti até que não tinha entusiasmo em acreditar Nele. Neste ponto, eu sabia que minha situação era muito séria. Então, corri diante de Deus para orar e implorei a Ele que me ajudasse a superar esta situação. Através das minhas orações, deparei-me com a seguinte passagem na Bíblia: “Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?(Lucas 9:25)Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas(Mateus 6:31-33). Através destas palavras do Senhor entendi que se alguém não ganhou vida, não importa a quantia de dinheiro que ela obteve, tudo não tem sentido. É como aquelas pessoas ao meu redor que têm bons prazeres materiais. Elas ganharam algum dinheiro, mas não acreditam em Deus. Por isso, seus corações se sentem vazios e ainda sofrem. O que elas pensam o dia todo é como ganhar mais dinheiro. Quando ganham muito, sempre se protegem dos outros por medo de que seu dinheiro seja roubado por pessoas más. Então, seus corações ficam aflitos o tempo todo e são incapazes de desfrutar de um dia de paz. No entanto, como cristã, recebi a maior bênção da minha vida – poder vir diante do Senhor e adorá-Lo. Eu não tenho tanta riqueza material, mas sinto segurança, paz e gozo dentro do meu coração. Esta é a verdadeira felicidade.

3. Retificar nossas motivações, concentrar no uso da palavra de Deus para entender as nossas deficiências e corrupção e buscar uma mudança em nosso caráter para satisfazer a Deus.

As palavras de Deus não são para admirarmos. Ao invés disso, são expressas de acordo com nossa natureza e necessidades, para que possamos ganhar a verdade, conhecer a essência de nossa corrupção por Satanás e não poupar esforços para mudar nosso caráter corrupto, tornando-nos pessoas que obedecem verdadeiramente a Deus e O adoram. Então, quando lemos as palavras de Deus, não devemos focar em nos equipar com palavras e teoria para pregar aos outros, mas precisamos prestar atenção ao uso das Suas palavras para refletir sobre nós mesmos, enxergando quais dos nossos aspectos não estão segundo o Seu coração. Através deste processo, aprenderemos sobre a nossas próprias corrupção e deficiências e buscaremos uma mudança em nosso caráter de vida. Somente lendo as palavras de Deus desta maneira conseguimos alcançar bons resultados e crescimento em nossas vidas. Vi as palavras de Deus dizerem: “Quando lia Suas palavras, Pedro não estava focado em entender as doutrinas, muito menos em obter conhecimento teológico; em vez disso, concentrava-se em compreender a verdade e captar a vontade de Deus, bem como alcançar um entendimento de Seu caráter e Sua amabilidade. Pedro também tentava entender os diversos estados corruptos do homem a partir das palavras de Deus, bem como a natureza corrupta e a real deficiência do homem, conhecendo assim todos os aspectos das exigências de Deus ao homem a fim de satisfazê-Lo. Pedro tinha muitas práticas corretas que acatavam as palavras de Deus; isso estava mais de acordo com a vontade de Deus e era a melhor maneira de uma pessoa poder colaborar ao experimentar a obra de Deus.” Das palavras de Deus, entendi que é muito importante prestar atenção à nossa própria entrada quando lemos as Suas palavras. Somente comparando as palavras de Deus a nós mesmos para conhecer a nossa corrupção e buscando a verdade para resolvê-la, podemos estar de acordo com a vontade de Deus. Após entender isto, eu quis praticar a leitura da palavra de Deus desta maneira.

Certa manhã, ao ler a Bíblia, vi as palavras do Senhor Jesus dizendo: “Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam(Mateus 23:2-3). A princípio, apenas comparei os fariseus com estas palavras, pensando que Deus estava expondo que os fariseus não praticavam o que pregavam. Por exemplo, eles falavam palavras que soavam agradáveis perante os judeus comuns. Ensinaram-lhes que deviam ser fiéis e adorar a Deus, pois acreditavam Nele. Mas, na verdade, os fariseus trouxeram os judeus comuns antes deles mesmos. Eles não adoravam mais a Deus e estavam focados apenas em seus próprios negócios. Contudo, passado um tempo, de repente, pensei que, ao ler as palavras de Deus, deveríamos focar também em examinar se estes problemas existem em nós. Além do mais, aqui o Senhor nos lembrou, especificamente, de não imitar as ações dos fariseus. Assim, pelas palavras de Deus, pude refletir se tinha estas corrupções. Enquanto refletia, pensei que, ao dar sermões e reunir-me com os irmãos e irmãs, sempre lhes ensinei que, se acreditamos em Deus, devemos exaltar e dar testemunho Dele, honrá-Lo pela Sua grandeza e não nos exaltamos ou nos exibirmos. Ao mesmo tempo, sempre me gabava em relação ao quanto tinha feito na obra, o quanto sofri e que nunca deixei o Senhor, mesmo quando encontrava a tribulação. Por causa disto, alguns irmãos e irmãs me admiraram e se espelhavam em mim. Eu não estava me exaltando e me exibindo? Isto mostrou que agi com hipocrisia. Depois que percebi isto, orei ao Senhor com sinceridade, pedi a Ele que perdoasse os meus pecados, me conduzisse e me guiasse para que não dissesse uma coisa e fizesse outra, como os fariseus, e pudesse praticar o que pregar. Assim podemos ver que apenas ponderando mais as palavras de Deus, comparando-nos à elas, conhecendo o nosso caráter corrupto e refletindo sobre quais aspectos de nós ainda não são compatíveis com Ele, podemos ganhar conhecimento verdadeiro de nós mesmos, mudanças em nosso caráter e sermos capazes de temê-Lo e evitar o mal.

Além de aderir aos três princípios mencionados acima, devemos também orar mais a Deus para obter mais esclarecimento e iluminação do Espírito Santo. Acredito que, se praticarmos e entrarmos nestes princípios, colheremos certamente cada vez mais lendo as palavras de Deus.

Graças a Deus! Toda a glória seja a Deus!

Por Xiaohong

Descubra aqui mais sobre vida espiritual

Veja também:

1-A Bíblia contém o caminho da vida eterna?

Deixe uma resposta