Menu

Explicação de Provérbios 4:23 — Como Guardar Nosso Coração

Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

No meio de uma vida agitada, seu coração está emaranhado por muitas coisas todos os dias, incapaz de ficar quieto diante de Deus e abrir seu coração para Ele, e sempre em um estado de vazio e escuridão? Se você está nessa situação, seu relacionamento com Deus se tornou distante. Como você pode guardar seu coração e restaurar um relacionamento normal com Deus? O conteúdo a seguir trará alguma ajuda. Por favor, continue lendo!

Vivendo neste mundo agitado e implacável, há muitas coisas, grandes e pequenas, que acontecem em nossas vidas a cada momento de cada dia. Essas coisas ocupam nossos corações e nos impedem de ficar quietos diante de Deus. Como resultado, nosso relacionamento com Deus se torna cada vez mais distante e podemos até mesmo perder Sua presença em nosso dia a dia. Podemos ter nos encontrado sem direção e sem objetivo em nossas ações, e nossos corações podem se sentir vazios e sombrios. Esta é uma situação muito perigosa. A Bíblia diz: “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23). Este versículo nos ensina a guardar nosso coração e mantê-lo quieto diante de Deus em todos os momentos. Devemos entregar nosso coração a Deus, aproximar-nos Dele e deixar que Ele nos guie através dos eventos diários de nossas vidas. Dessa forma, podemos manter um relacionamento normal com Deus, ser pessoa certa aos Seus olhos e obter Sua aprovação. Então, como podemos guardar nosso coração e mantê-lo quieto diante de Deus, mesmo em meio a uma vida ocupada e agitada?

Deus diz: “Primeiro, comece pelo aspecto da oração. Ore com atenção indivisa e em horários fixos. Não importa o quanto você esteja pressionado pelo tempo, quão ocupado em seu trabalho, nem o que lhe aconteça, ore todos os dias como de costume e coma e beba as palavras de Deus como de costume. Enquanto comer e beber as palavras de Deus, independentemente do que esteja a seu redor, você terá grande prazer em seu espírito e não será perturbado por pessoas, acontecimentos e coisas que o cercam. Quando você contempla Deus normalmente em seu coração, o que acontece do lado de fora não consegue incomodá-lo. Isso é o que significa possuir estatura. Comece pela oração: orar em silêncio perante Deus é o mais proveitoso. Depois disso, coma e beba as palavras de Deus, busque a luz nas palavras de Deus ao ponderá-las, encontre a senda para a prática, conheça o propósito Deus em falar Suas palavras e compreenda-as sem se desviar. De modo geral, deveria lhe ser normal aproximar-se de Deus em seu coração, contemplar o amor de Deus e ponderar as palavras de Deus sem ser perturbado pelas coisas externas. Quando seu coração tiver alcançado certo grau de paz, você será capaz de meditar em silêncio e, dentro de si, contemplar o amor de Deus e se aproximar Dele verdadeiramente, sem considerar seus arredores, até que por fim você chegue ao ponto em que o louvor brota em seu coração, e isso é ainda melhor que orar. Então, você estará de posse de certa estatura(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Sobre aquietar o coração perante Deus”).

De acordo com a palavra de Deus, para guardar nosso coração e aquietá-lo diante de Deus, devemos começar com a oração. Às vezes, quando estamos ocupados com o trabalho, negligenciamos facilmente a oração e, mesmo que oremos, podem ser apenas algumas palavras casuais para seguir em frente, o que não produz nenhum efeito. Portanto, não importa o quão ocupados estejamos, devemos ir a Deus todos os dias com um coração sincero e dedicado para orar a Deus, falar verdadeiramente e honestamente com Deus e trazer nossas situações, dificuldades e confusões reais diante de Deus para buscar a vontade de Deus, buscar o caminho da prática na palavra de Deus. Não se trata de cumprir regras ou seguir um processo, mas de comunicar-se verdadeiramente com Deus, a fim de manter o coração quieto diante de Deus. Devemos estar sempre próximos de Deus dessa maneira; seja em reuniões, devoções espirituais ou andando na estrada, sentado em um carro ou trabalhando, devemos orar silenciosamente e nos comunicar com Deus em nossos corações e pensar sobre o amor de Deus. Ao fazer isso, não importa quantas ou quão grandes coisas venham sobre nós, elas não podem perturbar nossos corações; podemos nos aquietar e buscar a vontade de Deus, receber orientação e direção de Deus e saber como fazer as coisas para agradá-Lo. Dessa forma, nossos corações podem ser guardados e nosso relacionamento com Deus pode gradualmente se tornar normal.

Se você tiver alguma dúvida ou confusão em sua fé e vida e não souber como resolvê-los, entre em contato conosco através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Vamos aprender as palavras de Deus, nas quais podemos encontrar o caminho para resolver os problemas.

Deixe uma resposta