Menu

O que é fé e como aumentar a fé?

O que é fé? Muitos irmãos e irmãs no Senhor acham que, enquanto reconhecerem o nome de Deus, persistirem em ler a Bíblia, se reunirem e orarem e, além disso, forem capazes de sacrificar tudo e trabalhar, eles são crentes que têm fé em Deus. De fato, fé verdadeira significa que quando nossa mente e nosso corpo suportam grande sofrimento durante o refinamento ou na adversidade, não entendemos mal ou reclamamos de Deus, mas, sim, podemos obedecer a Deus e perseverar em acreditar e segui-Lo.

Dos registros bíblicos, vemos: quando Jó foi tentado por Satanás: seu gado foi roubado por bandidos, seus servos foram mortos, a calamidade atingiu seus filhos, ele teve feridas doloridas por todo o corpo e sua esposa riu dele e pediu-lhe para renunciar o nome de Deus. Quando enfrentou essas desgraças repentinas, ele suportou a dor em seu corpo e espírito. No entanto, ele não se queixou da retirada de Deus Jeová, mas disse: “Jeová deu, e Jeová tirou; bendito seja o nome de Jeová” ( Jó 1:21). Ele deu testemunhos fortes e ressonantes de Deus, que envergonhou e derrotou Satanás. Vendo a fé de Jó Nele, Deus abençoou-o duplamente, concedendo-lhe mais gado, ovelhas e lindos filhos. E finalmente Jó morreu, cheio de dias. Jó é modelo de fé e é digno de emulação por cada um de nós, crentes no Senhor.

Dos testemunhos de Jó, podemos ver que, quando Deus os abençoou, ele acreditou que tudo o que o homem possui se deve às bênçãos de Deus; por isso, agradeceu a Ele e O adorou; quando as provações de Deus aconteceram com ele, embora não entendesse e sentisse dor, ele ainda obedeceu a Deus e não teve nenhuma queixa. Só isso é fé verdadeira em Deus e é também o coração sincero do homem para com Ele. Assim como as palavras de Deus dizem: “A que se refere esta palavra, ‘fé’? A fé é a crença genuína e o coração sincero que os humanos deveriam possuir quando não podem ver nem tocar algo, quando a obra de Deus não está alinhada com as noções humanas, quando está além do alcance humano. Essa é a fé da qual Eu falo. As pessoas necessitam de fé durante períodos de dificuldade e refinamento, e a fé é algo que é seguido pelo refinamento; refinamento e fé não podem ser separados”.

Então, como podemos desenvolver a verdadeira fé em Deus? Isso requer que vivamos e valorizemos na prática a obra de Deus em nossa vida diária. Quando somos capazes de entender a maestria, orquestrações e arranjos de Deus para nossa vida e a autoridade e atos Dele, e temos um genuíno entendimento Dele através desses atos, não importa se a obra de Deus não esteja de acordo com nossas concepções, ainda seremos capazes de manter nossa fé em Nele. Assim como Jó: ele só ouviu falar de Deus, mas nunca O viu. No entanto, ele pôde conhecer a soberania de Deus e ver a Sua justiça em todas as coisas. Por exemplo: a fortuna e o infortúnio do homem, quanto dinheiro alguém possuiria e quantos filhos teria na vida — ele sabia que tudo isso estava sob a soberania de Deus, apesar dos planos e cálculos do homem; ele viu quem era mal e punido por Deus, quem era bondoso e recebia a graça e as bênçãos de Deus. Como Jó havia experimentado a soberania e a justiça de Deus em sua vida, ele tinha algum entendimento de Deus e desenvolveu verdadeira fé Nele; ele não fez exigências a Deus e achou que deveria aceitar e obedecer às orquestrações e arranjos Dele. Quando as tentações de Satanás vieram sobre ele, embora estivesse triste, ele sabia que todas as coisas de que desfrutava haviam vindo de Deus e não haviam sido conquistadas por seu próprio trabalho árduo, e que se Deus quisesse recuperá-las, ele não deveria reclamar ou entender Deus mal, ao contrário, deveria obedecer-Lhe. Assim, Jó deu um testemunho retumbante de Deus diante de Satanás e foi aceito por Deus. Outro exemplo é Moisés. Ele ficou no deserto por quarenta anos. Não havia ninguém lá, e seus únicos companheiros eram ovelhas durante o dia, e estrelas à noite. Por fim, ele sobreviveu aos quarenta anos difíceis confiando em Deus. Por meio de suas experiências, ele realmente apreciou que tudo é orquestrado pela mão de Deus, e que não há nada que Deus não possa fazer. Essa compreensão de Deus o ajudou a desenvolver a verdadeira fé em Deus. Assim, quando Deus lhe pediu para liderar os israelitas, para fora do Egito, ele se prostrou diante de Deus, e aceitou Sua comissão sem hesitação. Ele não se preocupou em como derrotar o exército egípcio sozinho, mas simplesmente obedeceu, porque acreditava que todas as coisas estão nas mãos de Deus, e são orquestradas por Deus. No final, ao confiar em sua verdadeira fé em Deus, ele conseguiu tirar os israelitas do Egito.

Portanto, se quisermos desenvolver a verdadeira fé em Deus, como Jó e Moisés fizeram, devemos praticamente experimentar a obra de Deus em nossa vida diária. Especialmente quando algumas dificuldades e situações angustiantes nos acontecem, devemos primeiro obedecer intencionalmente, e em seguida, olhar para Deus, orar a Deus e buscar a vontade de Deus. Quando, por meio disso, alcançarmos a verdadeira obediência a Deus, certamente veremos Suas obras maravilhosas e desenvolveremos a verdadeira fé Nele. Neste ponto, lembro-me da experiência de uma nova irmã. Não muito depois de aceitar a nova obra de Deus, uma doença caiu sobre ela. Mais tarde, ficou cada vez pior, e ela ainda corria o risco de ter paralisia da barriga. Naquela época ela estava muito fraca, e com muitas dores. No entanto, por meio da oração e da leitura das palavras de Deus, ela entendeu que Satanás estava usando a doença para perturbá-la. Essa doença foi a tentação de Satanás e também o teste de Deus. Depois de entender a intenção de Deus, ela orou a Deus, dizendo que estava disposta a se entregar a Deus, e determinada a dar testemunho. Depois disso, surpreendentemente, ela se recuperou muito rapidamente. Assim, ela não só não deixou Deus por causa daquela doença, mas na verdade fortaleceu sua resolução de seguir a Deus, ainda mais, depois de ver as obras maravilhosas de Deus. Também há um irmão. Quando ele começou a acreditar em Deus, ele estava muito apaixonado. Porém, mais tarde ele foi caçado pelo PCCh por causa de sua fé em Deus, então ele teve que sair de casa e levar uma vida de vagabundos, de sem-teto. Isso foi extremamente difícil, então ele ficou fraco. Depois, apenas através da leitura das palavras de Deus, ele percebeu suas próprias impurezas em acreditar em Deus, e que sua fé em Deus era para receber as bênçãos e graça de Deus. Então, ele mudou seus pontos de vista incorretos sobre a fé em Deus. Depois disso, porque ele, estava em ambientes hostis, confiava em Deus a cada momento para cumprir seu dever de pregar o evangelho, tantas vezes ele conseguiu escapar debaixo do nariz do PCCh. A partir disso, ele experimentou pessoalmente a proteção maravilhosa de Deus e também viu a onipotência e sabedoria de Deus. Portanto, ele tinha cada vez mais fé em Deus.

Essas experiências práticas nos permitem ver que em nosso ambiente real, desde que experimentemos orientação, apoio, ajuda, castigo e disciplina de Deus e entenderemos que o que Ele faz em nós é todo o Seu amor e salvação, teremos verdadeira compreensão Dele, apreciaremos Sua onipotência e sabedoria e saberemos ainda mais que Seu caráter justo é inviolável pelo homem. Quando esse tempo chegar, teremos um coração de reverência a Deus e, como resultado, desenvolveremos a verdadeira fé Nele.

Por Shen Mingxin

Veja também:

1-Deus manda Abraão oferecer Isaque

2-Melhor música gospel 2020 "O que é fé de verdade?"

3-Desastres estão sobre nós — este é o aviso de Deus para nós

Recomendado para você:

Filme gospel "Fé em Deus" Revela o mistério da fé em Deus

Yu Congguang espalha o evangelho com A Igreja de Deus Todo-Poderoso e, ao tentar evitar ser preso pela polícia chinesa, é resgatado por Zheng Xun, um co-obreiro numa igreja doméstica local. Depois disso, ele comunga com Zheng Xun e outros várias vezes sobre o que é fé em Deus, como crer para ganhar a aprovação de Deus e outros aspectos da verdade. No fim, essas verdades resolvem a confusão e as dificuldades de longa data de Zheng Xun e outros, permitindo-lhes entender o significado verdadeiro da "fé em Deus" e libertando seus corações.

Deixe uma resposta