Menu

Por que o jejum e a oração não podem resolver a questão da desolação na igreja

Nestes anos, a fim de rejuvenescer a igreja, reforçar a fé de seus irmãos e irmãs, bem como a sua própria, Lin Ke jejuou e orou por tantas vezes que perdeu a conta. Apesar disso tudo, desde o início, tem sido incapaz de sentir a presença e a orientação do Senhor. Ela não entendia porque Deus não escutou suas orações. Será que seu jejum e sua oração não foram devotos o suficiente?

Lin Ke estava sentada num pavilhão ao lado do rio, olhando fixamente para o espaço, perplexa sobre esta questão de jejum e oração quando sua colega Xiao Jing gritou duas vezes antes que ela pudesse ouvi-la.

Em resposta à preocupação de Xiao Jing, Lin Ke sorriu com pesar e respondeu: “Nestes poucos anos, a situação na minha igreja piorou. Eu mesma estou muito fraca. Desta vez jejuei e orei por quatro dias! Ainda assim, a nossa situação não melhorou. Eu também não sinto presença do Senhor. Quero saber se o meu jejum não é devotado o suficiente ou se o Senhor está testando a minha fé. Neste momento o meu coração está muito fraco. Eu realmente fiquei aquém das exigências do Senhor!”

Xiao Jing respondeu: “Lin Ke, você jejuava, orava e pedia com sinceridade a Deus para rejuvenescer a igreja, Ele não escuta, há a intenção de Deus para a busca. Todos nós sabemos que Deus é fiel. Enquanto orarmos de acordo com as Suas intenções e cumprirmos os Seus decretos, Deus nos ouvirá. Contudo, o pré-requisito é que devemos orar de acordo com as intenções Dele. Caso contrário, independente de como jejuarmos e orarmos, mesmo que nossa atitude seja muito sincera ou se sofrermos muito, Deus não nos ouvirá. Hoje, a desolação na igreja não está ocorrendo apenas em uma ou duas igrejas. Em vez disso, todo o mundo religioso está enfrentando este problema. Isso indica que a intenção Dele está nisso. Primeiro de tudo, o que devemos fazer é procurar a raiz da desolação da igreja com clareza e a intenção de Deus. Caso contrário, mesmo que jejuemos e oremos continuamente, não seremos capazes de encontrar a resposta e acabaremos morrendo de fome!”

Lin Ke perguntou de uma maneira perplexa: “No que diz respeito à desolação da igreja, como devemos buscar as intenções de Deus?”

Xiao Jing respondeu: “Com relação a este aspecto, enquanto lia a Bíblia, encontrei o seguinte: ‘E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará(Mateus 24:12). ‘Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor(Amós 8:11). ‘Por isso também vos dei limpeza de dentes em todas as vossas cidades, e falta de pão em todos os vossos lugares; contudo não vos convertestes a mim, diz o Senhor. Além disso, retive de vós a chuva, quando ainda faltavam três meses para a ceifa; e fiz que chovesse sobre uma cidade, e que não chovesse sobre outra cidade; sobre um campo choveu, mas o outro, sobre o qual não choveu, secou-se(Amós 4:6-7). Hoje, incidentes de ilegalidade estão aumentando, tais como roubo e adultério. Até mesmo pastores, presbíteros e pregadores famosos são incapazes de aderir aos mandamentos. Tudo o que fazem é pregar sobre o conhecimento bíblico para se engrandecerem. Dão testemunho de si mesmos para serem adorados pelos irmãos e irmãs. Eles basicamente não engrandecem ou dão testemunho de Deus. Fingem servi-lo, mas, na realidade, estão apenas exercendo sua autoridade sobre os nossos irmãos e irmãs. Há muito tempo eles já desviaram-se do caminho do Senhor e foram rejeitados por Deus. Se essas pessoas servem a Deus, como a igreja não pode ficar desolada? Além disso, estamos neste momento nos últimos dias. Este é o momento crucial em que o Senhor retornará. É possível que Deus tenha feito uma nova obra, a obra do Espírito Santo tenha mudado e, por não termos seguido os Seus passos, fomos deixados no escuro. Isto é semelhante à última fase da Era da Lei. Os líderes do judaísmo não seguiam as leis de Jeová e não tinham um coração que reverenciasse a Deus. Tudo o que aderiram foi a herança do homem. Eles até abandonaram os mandamentos de Deus e desviaram-se por completo do Seu caminho. Transformaram o templo num “covil de ladrões”, onde compravam e vendiam gado e trocavam dinheiro. Isto trouxe a desolação gradual do templo. Esta foi a principal razão pela qual o templo perdeu a obra do Espírito Santo. Além do mais, o Senhor Jesus veio para fazer uma nova obra. As pessoas da época tiveram que deixar o templo e receber a obra de Jesus para reaver a obra do Espírito Santo e desfrutar de Sua alegria e doçura.

Com espanto, Lin Ke disse: “O que você está dizendo é que, na atualidade, a desolação da igreja é semelhante ao que aconteceu na fase final da Era da Lei. Visto que os pastores e os presbíteros desviaram-se do caminho do Senhor, Deus os desprezou há muito tempo e eles perderam a obra do Espírito Santo. Além disso, é possível que Deus tenha voltado para fazer uma nova obra?”

Xiao Jing disse: “Sim. Isto é definitivamente possível. Estamos bem conscientes da situação da igreja hoje em dia. É semelhante a como os nossos irmãos e irmãs apenas conversam uns com os outros como se estivessem no lazer: no palco, os sermões dos pastores são sempre as mesmas coisas antigas; fora do palco, os crentes fofocam sem parar. Os jovens com frequência checam seus relógios e os velhos roncam enquanto cochilam. As reuniões são agendadas para as 19 horas, mas as pessoas chegam às 20 horas. Às 21 horas, ainda há pessoas chegando e, assim que termina a reunião, vão embora o quanto antes. Se o Espírito Santo estivesse trabalhando na igreja, este tipo de situação ocorreria? Os pastores e os presbíteros percorrem o caminho dos Fariseus. Eles estão liderando os irmãos e irmãs no caminho da resistência a Deus. No final, serão postos de lado e eliminados por Ele. Se Deus não fizer a sua obra, não importa o quanto jejuemos e oremos, isso não terá valor!”

Depois que terminou de dizer isso, Xiao Jing abriu seu tablet e leu o seguinte: “‘Deus cumprirá este fato: Ele fará com que todas as pessoas em todo o universo venham para diante Dele e adorem o Deus na terra, e Sua obra em outros lugares cessará, e as pessoas serão forçadas a buscar o caminho verdadeiro. Será como José: todos o procuraram em busca de comida e se curvaram diante dele, pois ele tinha coisas para comer. Para evitar a fome, as pessoas serão forçadas a buscar o caminho verdadeiro. A comunidade religiosa inteira sofrerá uma fome intensa, e só o Deus de hoje é a fonte da água viva, possuidor dos mananciais perenes providos para o deleite do homem, e as pessoas virão e dependerão Dele(“O Reino Milenar chegou”). Desta passagem podemos ver com clareza que, na atualidade, o mundo religioso encontra em uma grave fome. As intenções de Deus são que procuremos proativamente Suas palavras e Sua obra atuais. A partir daí, encontraremos a fonte de água viva da vida e só assim poderemos alcançar a obra do Espírito Santo. Estamos, neste momento, na situação de seca descrita nas profecias. Nossa maior prioridade é encontrar a igreja que tenha a obra do Espírito Santo, caso contrário, se esperarmos de maneira passiva, vamos, de fato, murchar e morrer!”

Lin Ke suspirou e disse: “O que você diz está de acordo com a Bíblia. Isto me lembra da passagem no livro de Apocalipse que diz: ‘Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá(Apocalipse 14:4). Parece que a desolação da igreja, na verdade, contém as intenções de Deus. Na atualidade, no mundo exterior, as coisas estão inquietas e instáveis. Os desastres estão cada vez mais predominantes. Por vários sinais, podemos ver que a profecia da vinda do Senhor foi cumprida. Se este for o caso, a prioridade deve ser procurar e investigar proativamente a igreja que tem a obra do Espírito Santo. No entanto, como procuramos os passos do Cordeiro?”

Xiao Jing respondeu: “Lembra desta passagem do livro de Apocalipse? ‘Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus(Apocalipse 2:7). E está registrado no Evangelho de João: ‘Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras(João 16:12-13). Destas passagens, podemos ver que, no final, quando o Senhor retornar, Ele falará às igrejas e nos dirá todas as verdades que nos permitirão alcançar a salvação e nos ajudar a fugir da corrupção. Se quisermos buscar os passos do Cordeiro e receber o retorno do Senhor, devemos procurar o lugar onde estão as declarações mais recentes do Espírito Santo e seguir o ritmo da obra de Deus dos últimos dias. Só então desfrutaremos a nutrição das verdades que Ele expressa nos últimos dias. É assim que a causa da desolação da igreja será resolvida! ”

Lin Ke disse com alegria: “Ó! Eu li a Bíblia a maior parte da minha vida. Como é que eu não li sobre este mistério? Como se vê, Deus disse-nos há muito tempo que quando Ele retornar, expressará ainda mais verdades para nutrir-nos. Isto não cumpre a profecia que está escrita no livro do Apocalipse? ‘Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum; porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima(Apocalipse 7:16-17)? Parece que apenas a água que flui do rio da vida que se origina do trono resolverá por completo a desolação da igreja e a nossa fome espiritual. Estas questões não podem ser resolvidas através da oração e do jejum. Graças a Deus!”

Enfim, Lin Ke recebeu uma resposta para o seu problema. O anoitecer brilhou em seus corpos e tudo parecia lindo.

Por Zheng Xin

Deixe uma resposta