Menu

A experiência de um cristão em um país estrangeiro

Não é fácil viver em um país estrangeiro

Recém chegada na França, tudo era estranho para Xiaoxiao. Quando estava na China, ela tinha alguma confiança em si mesma de que tinha habilidade para fazer tudo. Mas agora ela era incapaz de qualquer coisa na França: ela não sabia falar francês, não sabia por onde andar, não sabia onde pegar os ônibus ou comprar as passagens…. Ela teve que aprender tudo do zero. Quando ela saiu da empresa, ela dependia do software de tradução em seu celular. Mas depois de várias tentativas, ela descobriu que não era confiável. Uma vez, ela quis comprar dez ovos, mas o software de tradução traduziu como “eu quero comprar dez homens”, e outra ela queria comprar uma colcha, traduziu como “eu quero comprar uma gaiola”, e assim por diante... Então ela parou de usar o software de tradução. Ela realmente temia sair para seus afazeres. A fim de evitar fazer papel de tola e alcançar seus objetivos, toda vez que saía, pedia a um amigo que me acompanhasse, para que eu não perdesse meu rumo ou pudesse obter ajuda quando algo inesperado acontecesse.

Como enfrentar as dificuldades?

Alguns dias atrás, Xiaoxiao foi informada de que precisava declarar sua renda e fornecer alguns documentos relevantes de acordo com a política nacional. Ela ficou preocupada: como conseguir esses documentos? Eu não conhecia os lugares. Além disso, não sabia falar francês e não sabia como lidar com essas empresas. Seus colegas não puderam ajudá-la porque foram a lugares diferentes, o que a fez se sentir mais confusa.

Enfrentando essas dificuldades, ela orou a Deus: “Oh, Deus! Estou indo fazer meu negócio, mas não posso fazer nada - não sei onde pegar o ônibus, não sei falar francês e não sei como enviar esses certificados ... Oh Deus! Que você me guie. ”Depois de orar, ela foi iluminada por Deus para que pudesse superar qualquer dificuldade, confiando nEle. "Sim! Eu tenho Deus comigo. Do que eu tenho medo? Se eu tiver sucesso ou não, há a permissão de Deus. ”Então ela pensou nas palavras das Escrituras: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor” (1 João 4:18). Está certo! Eu sou cristã e Deus é minha rocha. O medo vem de Satanás; Eu não deveria temer. Sob a orientação de Deus, ela ficou encorajada.

Encontrando dificuldades no processo

No dia seguinte, Xiaoxiao planejou que ela primeiro iria ao banco para lidar com alguns assuntos, e depois iria enviar as declarações de impostos. Como ela não estava familiarizada com esses lugares e não sabia o que encontraria, ainda estava um pouco preocupada. No caminho, Xiaoxiao constantemente orou a Deus. Mais de uma hora depois, ela chegou ao banco, onde viu muitas pessoas esperando em filas. Xiaoxiao não tinha certeza de qual fila ela deveria se juntar. Seus olhos procuraram em volta, esperando ver alguns chineses. Mas não havia ninguém. Depois que ela ficou no corredor observando por um tempo, ela seguiu seus instintos e se juntou a uma fila. Mas, inesperadamente, mais de quarenta minutos depois, quando quase chegou a sua vez, vários estrangeiros passaram a sua frente e a fizeram ir para o final. Embora irritada e preocupada, ela não podia fazer nada além de se alinhar novamente, já que não falava francês.

Uma hora depois, finalmente chegou a vez dela. Ela disse “Bonjour” para o balconista com um sorriso. O funcionário respondeu educadamente e depois falou muito em francês. Ela ficou assustada: Do que ela está falando? Não entendendo uma única palavra do funcionário, ela balançou a cabeça com um sorriso forçado. Então a balconista fez gestos para ela, mas Xiaoxiao ainda não conseguia entender a balconista. Então Xiaoxiao entregou à balconista um pedaço de papel com todos os negócios que ela precisava fazer, mas a balconista sacudiu a cabeça e devolveu o cartão do banco de Xiaoxiao com firmeza, o que significava recusa. Vendo isso, Xiaoxiao teve que sair imediatamente, dando lugar ao próximo cliente.

Saindo do banco, Xiaoxiao se sentiu muito deprimida: ela passou duas horas e entrou na fila duas vezes, mas não conseguiu fazer nada. Ela pensou: o que devo fazer agora? Qual é o significado do que a funcionária disse? Minha declaração falhará? Eu não queria desistir, mas não tinha ideia do que poderia fazer. De repente, ela pensou em uma amiga que tinha experiência em lidar com essas coisas, então Xiaoxiao ligou para ela rapidamente. Através da análise da amiga, ela percebeu que a funcionária poderia ter pedido a Xiaoxiao que lhe desse um dos certificados. Xiaoxiao não mostrou isso porque não entendeu o que a balconista estava dizendo, razão pela qual Xiaoxiao foi recusada.

Então Xiaoxiao teve que retornar ao banco novamente. Faltava apenas uma hora para o fechamento da repartição. Ao entrar na fila novamente, ela estava cheia de preocupações: está ficando tarde; eu terei que tirar o dia amanhã para voltar? Eu não quero. Nesse ponto, Deus a guiou e ela se lembrou de uma linha da palavra de Deus: “De tudo que ocorre no universo, não há nada no qual Eu não tenha a palavra final. Existe alguma coisa que não esteja em Minhas mãos?” É verdade. O que estou experimentando hoje é uma coisa pequena, mas ainda está na mão de Deus. Tudo em minha vida é determinado por Deus, e tudo que devo fazer é obedecer aos planos de Deus, em vez de usar minha mente e experiência para analisá-la ou medi-la. Quando ela pensou nisso, seu coração impaciente se acalmou. Uma hora depois, era a vez dela novamente. Desta vez ela mostrou o certificado e conseguiu todos os documentos que precisava sem nenhum problema. Com os documentos e assuntos resolvidos, ela correu para o escritório contábil, ainda um pouco preocupada com seu atraso.

Os desígnios de Deus estão em toda parte

Quando Xiaoxiao chegou ao escritório de impostos, ela viu uma caixa de correio em frente à porta, e lembrou o que sua amiga disse: você só precisa colocar as declarações de impostos na caixa de correio. Só então, Xiaoxiao viu várias pessoas colocando suas declarações de impostos nela. Ela pensou: é tão simples. Eu só preciso colocar minhas declarações fiscais na caixa de correio; Eu pensei que fosse difícil. Então ela pegou suas declarações fiscais e estava prestes a colocá-las, quando algumas pessoas bloquearam seu caminho e não saíram por um bom tempo. Ela estava tão ansiosa que batia os pés. Depois que eles saíram, ela estava novamente prestes a colocar os impostos na caixa de correio quando um coreano que falava chinês saiu do escritório de impostos e a parou, dizendo: “Não os coloque nesta caixa. Não é para o seu imposto de renda. Só então ela olhou atentamente para o sinal na caixa e descobriu que realmente não eram para suas declarações fiscais. O coreano então disse: "Você deve enviar suas declarações de imposto no salão". Por fim, com a ajuda do coreano, Xiaoxiao entregou as declarações de imposto com sucesso.

No momento em que saiu do escritório fiscal, ficou bastante animada, não porque declarasse sua renda com sucesso, mas porque essa pequena experiência permitia que ela percebesse que Deus estava ao seu lado. Acaso não foi orquestrado e providenciado por Deus que o coreano que falava chinês aparecesse justamente quando ela estava prestes a devolver os impostos à caixa de correio? Olhando para trás, se não fosse por esses fracassos inesperados, Xiaoxiao não teria ficado em filas por três vezes e atrasado por tanto tempo, muito menos ela teria conhecido o coreano. As coisas que pareciam ruins acabaram sendo boas, e a bênção de Deus estava escondida dentro delas. Da experiência de Xiaoxiao, vimos que em todo assunto que nos parece trivial na vida cotidiana, desde que sinceramente busquemos a Deus, Ele abrirá uma saída para nós em todos os aspectos e preparará cuidadosamente o ambiente para nos ajudar e guiar. E as dificuldades e fracassos que enfrentamos em nossas experiências, no entanto, são todos os arranjos meticulosos de Deus. Nossa preocupação é desnecessária, é um sinal de ignorância, porque Deus nos dará ajuda prática e orientação. Embora não possamos ver Deus a olho nu, podemos verdadeiramente sentir que Deus está ao nosso lado, acompanhando-nos o tempo todo e guiando nossa vida cotidiana.

A caminho de casa, Xiaoxiao escutou o hino enviado por uma irmã, “Um dia, sentirás que o Criador não é mais um mistério, e que nunca se ocultou ou escondeu Seu rosto de ti, e jamais está longe de ti; já não é a Quem mais anseias e desejas noite e dia, mas não consegues alcançar com teus sentimentos. Ele é realmente um guarda ao teu lado, alimenta tua vida e controla teu destino. Ele não está no horizonte distante, nem está escondido entre as nuvens. Ele está ao teu lado reinando sobre ti. É tudo e é o Único que tens.

A esse Deus, vais adorá-Lo, estar junto Dele e admirá-Lo, te agarrarás a Ele e terás medo de perdê-Lo; não irás mais renunciar a Ele e não O desobedecerás; não O queres evitar, nem do teu lado afastar; apenas queres cuidá-Lo e obedecê-Lo, compensá-Lo pelo que te dá e render-se ao Seu domínio. E não rejeitar o Seu guiar, Seu cuidado e proteção; já não resistes a Seu plano e a Sua soberania. Apenas queres segui-Lo, estar ao Seu lado; queres aceitá-Lo como tua própria vida, como único Deus e Senhor.”

Ouvindo a bela melodia do hino, Xiaoxiao percebeu que via a crença em Deus como algo muito simples até a pouco, pensando que acreditar em Deus significava participar de reuniões durante seu tempo livre, cantando hinos, oferecendo o dízimo e ajudando os crentes necessitados. Mas agora ela percebeu que realmente acreditar em Deus não é simplesmente manter as regras e cerimônias exteriormente, mas praticamente experimentar e sentir como Deus conduz a vida diária do homem. A verdade de Deus, Sua generosidade, Sua sabedoria e Sua glória e grandiosidade estão todas inseridas em nossas vidas, e somente se usarmos nossos corações para buscarmos experiência, poderemos apreciá-las e sentir que Deus está bem ao nosso lado, nos guiando. Toda a glória e louvor a Deus. Amém!

Tradução: Gisele Caminha

Deixe uma resposta