Explicação sobre Salmo 27:1: Luz na escuridão
Jeová é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? Jeová é a força da minha vida; de quem me recearei?.
Vivendo neste mundo implacável, todos nós passamos por momentos de medo, solidão e sensação de que não vamos mais aguentar. Nos momentos mais perigosos, Davi disse: “Jeová é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? Jeová é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmo 27:1). Ele não estava sem medo, mas aprendeu a olhar para Deus em meio ao temor. Talvez você também esteja lutando e duvidando agora, mas ao ler, você descobrirá: mesmo a noite mais escura da vida não pode impedir a luz de Deus.
Você já sentiu medo? Medo do futuro, de perder algo, da solidão, de não ser compreendido. Houve um homem — Davi — que, nos dias em que foi perseguido e abandonado, disse: “Jeová é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? Jeová é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmo 27:1).
Isto não é a jactância de um homem que nunca sentiu medo, mas a declaração de alguém que escolheu confiar em Deus mesmo em meio ao temor. Davi não estava isento de fraquezas; ele também teve noites de medo, solidão e coração partido. Mas, nos momentos de maior solidão e medo, ele não desabou — clamou a Deus. Pois sabia que a verdadeira luz não estava do lado de fora, mas em Deus.
Deus diz: “Quando você está em seu momento mais difícil, quando você está menos capaz de sentir Deus, quando você sente mais dor e solidão, quando você se sente como se estivesse distante de Deus — qual é a coisa que você deve fazer acima de tudo? Clamar a Deus. Clamar a Deus lhe dá força. Clamar a Deus permite que você sinta a Sua existência. Clamar a Deus permite que você sinta a Sua soberania. Quando você clama a Deus, ora a Deus e coloca a sua vida nas mãos de Deus, você irá sentir que Deus está ao seu lado e que Ele não abandonou você. Quando sente que Deus não abandonou você, quando sente de verdade que Deus está ao seu lado, a sua confiança vai crescer?” (A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Só com submissão verdadeira pode-se ter confiança real”).
As palavras de Deus tocam profundamente o nosso coração, porque muitas vezes entramos em pânico facilmente na escuridão, sentindo que Deus está em silêncio e que fomos esquecidos. Na verdade, Deus sempre esteve ali; é apenas que, em meio ao medo, esquecemos de levantar a cabeça para ver a Sua luz.
Nos momentos mais perigosos, Davi escolheu clamar a Deus. Ele não superou por suas próprias forças, mas saiu da escuridão confiando na luz de Deus. Nós também podemos fazer o mesmo hoje. Não importa a dor, a doença, o mal-entendido ou a solidão que você esteja enfrentando agora, nunca se esqueça de que Deus é a nossa luz, a nossa salvação e a garantia da nossa vida. Portanto, não tenha medo. Podemos ser fracos, mas não devemos esquecer de clamar a Deus; podemos chorar, mas não devemos deixar de confiar Nele. Pois quando clamamos a Deus, a luz vem, e a paz a acompanha.
Amigo, se você quiser aprender mais sobre a verdade de confiar em Deus para fortalecer a fé, seja bem-vindo para entrar em contato conosco através da janela de chat online na parte inferior do nosso site. Juntos buscaremos a verdade nas palavras de Deus e confiaremos Nele para superar todas as dificuldades!



