01Cremos nos Senhor e nossos pecados foram perdoados, por que, então, ainda cometemos pecados com tanta frequência?

Apesar de termos sido absolvidos de nossos pecados através da nossa fé no Senhor e sermos qualificados para orar a Deus e desfrutar de Sua graça e bênçãos, ainda estamos amarrados por nossa natureza pecaminosa. Não podemos evitar de pecar e nos opor a Deus e somos incapazes de nos livrar de viver em pecado. Continuamos mentindo e enganando a Deus em nome de status e reputação; especialmente quando a obra de Deus contraria as nossas noções, tendemos a culpá-Lo, julgá-Lo e até mesmo negá-Lo ou virar as costas para Ele. Claramente, o homem peca com frequência e se opõe a Deus por causa de sua natureza pecaminosa.

Versos da Bíblia para referência

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está” (Romanos 7:18).

“Mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:23-24).

02As pessoas podem entrar no reino de Deus se sua natureza pecaminosa não foi resolvida e elas não foram purificadas?

Deus diz: “Sereis pois santos, porque Eu sou santo” (Levítico 11:45). “Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre” (João 8:34-35). Deus é santo e justo, e o reino dos céus é onde Deus reina, é a terra santa; Deus jamais poderia permitir que aqueles que são de natureza pecaminosa e estão dispostos a pecar entrem em Seu reino. Isso é determinado por Seu caráter justo. É claro que, se a natureza pecaminosa do homem não for resolvida, ele não terá como escapar do pecado, ser purificado e entrar no reino dos céus.

Versos da Bíblia para referência

“Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:26-27).

“Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. Muitos Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? e em Teu nome não expulsamos demônios? e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23).

“Sereis pois santos, porque Eu sou santo” (Levítico 11:45).

“A santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).

“Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre” (João 8:34-35).

03Como podemos escapar do pecado e ser purificados?

A Bíblia profetiza: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:12-13). “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus” (1 Pedro 4:17). Deus nos prometeu que Ele voltaria nos últimos dias, que Ele expressaria todas as verdades para a purificação e salvação da humanidade, que executaria a obra de julgamento a começar pela casa de Deus, que resolveria totalmente a natureza pecaminosa e o caráter satânico do homem e livraria as pessoas do pecado para que elas pudessem alcançar purificação e ser levadas para o reino dos céus.

Versos da Bíblia para referência

“Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação” (Hebreus 9:28).

“Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:12-13).

“Quem Me rejeita, e não recebe as Minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia” (João 12:48).

“Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus” (1 Pedro 4:17).

“Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade” (João 17:17).

“Em toda a terra, diz Jeová, as duas partes dela serão exterminadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o Meu nome, e Eu a ouvirei; direi: É Meu povo; e ela dirá: Jeová é meu Deus” (Zacarias 13:8-9).

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Apocalipse 22:14).

Como o homem pode ser purificado da corrupção