Domingo, Agosto 18
BÍBLIA DE ESTUDO

    Como vencer a tentação de um caso extraconjugal

    Nosso primeiro amor é algo que nunca conseguimos esquecer e, embora da separação tenha sido dolorida, as lindas lembranças ficam conosco. Anos mais tarde, ela encontra seu primeiro amor outra vez e, antes que perceba, ela cai em uma armadilha de sedução e sua vida é jogada no caos… As palavras de Deus a guiam para resistir à tentação e escapar da armadilha, e, mais uma vez, ela recupera sua vida tranquila.

    Epígrafe

    Como vencer a tentação de um caso extraconjugal

    Eles se encontram por acaso na rua – É ele mesmo!

    Em uma tarde calma, ensolarada e brilhante, Li estava em pé na calçada tentando pegar um táxi para levá-la às compras, mas todos os táxis que passavam já estavam ocupados. Ela estava esperando com ansiedade quando, naquele momento, um SUV de luxo freou abruptamente e parou na frente dela.

    O vidro do carro descer e Li viu um rosto que conhecia muito bem, sorrindo para ela. Li ficou surpresa – era seu primeiro namorado, Tao! Ela disse com animação: “Uau, é você mesmo? Eu nunca pensei em me deparar com você aqui.”

    “Eu sei, é uma coincidência! Para onde está indo? Eu vou te levar.” Li entrou no carro e eles conversaram sobre tudo, durante todo o caminho. Quando chegaram à loja, eles trocaram seus contatos.

    Li e Tao ficaram juntos durante o ensino médio e se separaram depois da formatura. Era muito inesperado que eles se encontrassem outra vez depois de tantos anos.

    Li revive seu primeiro amor, mas ela quer que eles sejam apenas bons amigos

    Depois que trocaram os contatos, Tao sempre queria conversar com Li. Ela ouviu dizer que Tao fora bem-sucedido nos negócios e que ele era muito conhecido na região. Ela sentia como se eles não estivessem no mesmo nível. Sentindo-se inferior a ele, Li não queria ter muito contato com Tao, por isso, ele sempre ligava primeiro.

    Quando Tao perguntou como era o marido de Li, ela falou com sinceridade: “Eu não acho que meu marido seja certo para mim. Ele não se preocupa muito comigo e já me traiu. Eu sou muito conservadora no meu pensamento, então eu sinto que se nós nos divorciamos e eu tentar encontrar outra pessoa, vão falar pelas minhas costas. Estamos juntos há anos, de qualquer forma, então podemos nos contentar um com o outro.” Tao respondeu da mesma forma e disse a Li como realmente se sentia. Ele falou: “Não tenho sentimentos por minha esposa, apenas uma espécie de afeição. Eu me forço a viver com ela por causa de nossos filhos.” Li nunca pensaria que Tao, que parecia tão bem-sucedido na vida, não era assim muito feliz. Ela, portanto, sentia como se tivesse encontrado alguém com quem pudesse conversar, e sempre que algo acontecia que a deixava infeliz, ela falava com Tao sobre o assunto. Com o tempo, os dois se tornaram tão bons amigos que não havia nada que não pudessem dizer um ao outro.

    Através de seu contato com Tao, Li logo descobriu que ele era um cara adorável. Sempre que seus colegas da escola se reuniam, era sempre Tao quem os apresentava, e sempre que um de seus colegas de classe tinha um problema, eles sempre procuravam a ajuda de Tao, que sempre fazia tudo o que podia por eles. Às vezes, Li sonhava com o que teria sido se eles tivessem ficado juntos todo esse tempo – teria sido tão bom! Infelizmente, as coisas eram diferentes agora. Ambos eram casados e não era possível que algo acontecesse entre eles. O pensamento de estarem juntos veio e se foi, e Li pensou que seria mais realista ser apenas uma boa amiga de Tao.

    Pouco tempo depois, Li procurou a ajuda de Tao com um problema que estava tendo, e ele não só se esforçou para ajudá-la, como também gastou algum dinheiro para isso. Certa vez, o marido de Li estava tendo problemas com o financiamento, e por isso Li tomou coragem e pediu a Tao que lhes emprestasse 200 mil yuanes. Com muita naturalidade, Tao transferiu o dinheiro para a conta de Li e, a partir de então, ela sentiu que estava em dívida com ele. Tao costumava dizer a Li: “Não importa qual seja o problema, apenas fale comigo sobre ele e farei tudo que puder para ajudá-la”. As palavras de Tao tocaram muito Li, e ela sentiu que ele era o melhor amigo que ela poderia encontrar na vida.

    O primeiro amor dela expressa seus sentimentos e ela cai em uma armadilha de emoções

    “Eu tenho tudo o que quero, mas meu maior arrependimento na vida é que não tenho você comigo. Eu me pergunto, você poderia fazer esse desejo se tornar realidade?”

    Quando Li ouviu isso, ela riu e respondeu de maneira muito sensata: “Não podemos ficar juntos. Nós não estávamos fadados a ficar juntos para sempre, e foi predestinado no céu que não nos casaríamos e teríamos uma família. Nós dois agora temos nossas próprias famílias, e não devemos nos desviar ou fazer qualquer coisa para desapontá-los.” Li então disse achando graça: “Certamente não faltam mulheres lindas em torno de um homem tão rico e importante quanto você? É certo que devemos permanecer amigos.”

    Tao colocou suas cartas na mesa e disse: “Você está certa. Na verdade, há muitas mulheres ao meu redor que são mais jovens e mais bonitas que você. Mas eu não tenho absolutamente nenhum interesse nelas, você é a única que eu quero na vida. Se eu não puder ficar com você, esse será o maior arrependimento da minha vida.” Li ficou comovida com o que Tao disse. Ali estava um homem rico e poderoso, cheio de mulheres bonitas à sua volta e, no entanto, ele a amava muito. Certamente isso era amor verdadeiro? Ela pensou em seu marido que não poderia ser comparado a Tao de qualquer forma, que já tinha tido um caso e a traíra e que não tinha ideia de como apreciá-la – ele simplesmente não podia se comparar a Tao. Daquele momento em diante, o coração de Li ficou tumultuado.

    Todos os dias, tudo o que Li conseguia pensar era na voz de Tao e no seu sorriso, em cada gesto e movimento. Ela estava tão acostumada a conversar com ele que, se não pudessem falar um com o outro algum dia, parecia que algo estava faltando, e ela se sentia apática. Ela não tinha vontade de dizer mais do que algumas palavras ao marido e preferia quando ele não estava em casa, pois a presença dele interferia em suas conversas com Tao.

    Desde o caso de seu marido, a coisa que ela mais odiava era quando uma amante destruía a família de um homem e não sentia nada a não ser nojo por este tipo de mulher. Agora, seu primeiro amor a estava perseguindo de forma implacável. Ela estava achando muito difícil resistir à tentação de corresponder aos sentimentos dele. Se isso acontecesse, ela não se tornaria o tipo de mulher que destrói a família de outra pessoa? Ela sentia-se dividida: gostava de Tao, mas temia que outras pessoas a desprezassem. Como sua moral não lhe permitia continuar, ela ainda se recusava a dar esse passo.

    Tao tentou conquistá-la de todas as maneiras. Ele sempre dava presentes especiais em dias de celebração, cosméticos e perfumes em dias normais. Li recusava os presentes em todas as vezes, por isso Tao pedia que outras pessoas entregassem. Li temia que, se isso continuasse por muito mais tempo, ela não seria capaz de resistir, e então tomou a decisão consciente de se conter e manter distância de Tao. Sempre que Tao pedia para encontrá-lo em algum lugar, ela inventava desculpas para não ir.

    Um dia, Tao disse a Li: “Eu quero ficar com você. Eu cuidarei das coisas em relação à minha família. Quando estivermos juntos, eu lhe darei um milhão de yuans para investir em um negócio. Você pode fazer o que quiser.” Li tentou parecer calma e falou: “Não. Eu não posso ficar com você. Se ficássemos juntos, outras pessoas nos amaldiçoariam e ririam de nós pelas costas! E o que nossos velhos colegas de turma pensariam de mim então? Eles não diriam que eu sou a outra mulher, a vaidosa que separa as famílias de outras pessoas?” Tao não prestou atenção e continuou, dizendo: “Do que você tem medo? Veja o tempo em que vivemos. Ninguém zomba de outra pessoa por ter um caso hoje em dia. Não seja tão antiquada! Enfim, o que sinto é real e eu sempre cuidarei de você. Está bem. Pense um pouco sobre isso. Eu estarei aqui esperando por você pelo tempo que for necessário.” Li ficou comovida com a sinceridade de Tao e queria aceitar a proposta dele ali mesmo. Seu coração estava envolvido em uma batalha feroz consigo mesmo, contudo, ela pensou: “Ele é tão bom para mim, talvez seja amor verdadeiro! De qualquer forma, muitas pessoas não estão fazendo isso na sociedade atual? Além disso, meu marido não me trata tão bem quanto o Tao. Com o Tao, eu poderia ter qualquer coisa que quisesse. Não é isso que sempre sonhei?” Depois de um tempo, ela pensou outra vez: “Não, nós não devemos! Seria imoral e outras pessoas nos rejeitariam.” Ela tinha caído na armadilha de suas próprias emoções e não sabia o que fazer.

    Mulher, litoral

    O que parecia amor verdadeiro mostrou-se uma armadilha

    Com o coração pesado, Li andou até um parque e ficou sentada sozinha em um banco debaixo de um pavilhão.

    “Deus, onde você está? Estou ligando sem parar, mas você não responde”, disse uma amiga de Li quando ela estava voltando.

    Li contou à sua amiga Quian sobre o que estava preocupando seu coração.

    Qian ouviu com paciência, até Li terminar de falar, e, depois, suspirando, disse: “A sociedade de hoje é perversa e corrupta. Todo mundo usa um ao outro e trapaceia, e quando alguém é legal com você, há sempre algum motivo oculto. Pense nisso. Não existe amor verdadeiro entre marido e mulher que vivem juntos por anos e anos, muito menos entre amantes. Muitas pessoas vão procurar fora de seus casamentos por um amante, mas o que elas estão realmente procurando é o estímulo e o sentimento de algo novo. Onde está o verdadeiro amor nisso? Muitos homens e mulheres prometem ficar juntos para sempre antes de se casarem e dizem que envelhecerão juntos. Mas depois que se casam, alguns se divorciam e outros têm casos. Você pode garantir que Tao será fiel a você pelo resto de suas vidas? Já que ele é capaz de trair a esposa para ir atrás de você, como pode ter certeza de que ele não vai procurar outra mulher pelas suas costas? Se realmente lhe ama, ele vai respeitar você e suas famílias. Você não deve ser enganada por falsas aparências. Venha para casa comigo e teremos uma boa conversa sobre isso.”

    Qian deu um copo de água para Li e disse com seriedade: “Vivemos neste mundo perverso que foi corrompido por Satanás e não podemos dizer a diferença entre o que é bom e bonito e o que é mau e feio. Sem a orientação das palavras de Deus, é muito difícil resistir a todos os tipos de tentações. Muitas pessoas não podem deixar de cair em redemoinhos emocionais e vivem vidas muito dolorosas. Vamos ler uma passagem das palavras de Deus juntas.

    As palavras de Deus dizem: “Desejamos apenas falar sobre as ideias que as tendências sociais trazem às pessoas, o modo como elas levam as pessoas a se comportarem neste mundo, as metas de vida e as perspectivas que elas trazem às pessoas. Essas coisas são muito importantes; elas podem controlar e influenciar o estado da mente do homem. […] Quando o vento de uma tendência soprar, talvez apenas um pequeno grupo de pessoas se tornará o formador de tendências. Elas começam fazendo esse tipo de coisa, aceitando esse tipo de ideia ou esse tipo de perspectiva. A maioria das pessoas, contudo, no meio de sua inconsciência, serão continuamente infectadas, assimiladas e atraídas por esse tipo de tendência, até que elas todas, sem se darem conta ou involuntariamente, o aceitam e se tornam todas submersas na tendência e controladas por ela. Para o homem que não possui o corpo e a mente sãos, que nunca sabe o que é a verdade, que não sabe a diferença entre coisas positivas e negativas, esse tipo de tendências, uma após a outra, fará com que todos desejem aceitar essas tendências, a visão de vida e os valores que vêm de Satanás. Ele aceita o que Satanás lhe diz sobre como abordar a vida e o modo de viver que Satanás lhe ‘concede’. Ele não tem a força, nem tem a habilidade, muito menos a consciência para resistir.

    Depois de ler as palavras de Deus, Qian comungou para Li, dizendo: “Podemos ver, pelas palavras de Deus, que Satanás cria todo tipo de tendências malignas para corromper nossas mentes. Como somos dominados por todos os tipos de visões e ideias satânicas, muitas pessoas não podem deixar de seguir estas tendências malignas e se entregam à luxúria, cobiçam os prazeres do pecado e perdem sua integridade e dignidade. Tome como exemplo as heresias e falácias populares, tais como: ‘Ter uma esposa ou marido em casa, mas também ter um amante’, ‘É melhor ter amado e perdido do que jamais ter amado,’ e ‘O amor nunca pode estar errado.’” Todos eles seduzem os indivíduos para que cometam pecados para satisfazer seus próprios desejos físicos, e impedem as pessoas de distinguir entre o que é positivo e o que é negativo, de modo que elas acham que é certo e justo perseguir casos extraconjugais. Assim, as pessoas tornam-se cada vez mais dissolutas e depravadas, até que, gradualmente, são assimiladas inteiramente por essas tendências. Homens que procuram amantes e mulheres que se tornam amantes são uma moda, de maneira que muitas pessoas se exibem e não sentem vergonha. Por que as pessoas estão se tornando cada vez mais perversas e depravadas, e por que a taxa de divórcio é tão alta? A maioria das pessoas foi seduzida pelas tendências malignas de Satanás e não consegue resistir. E assim, muitas famílias são arruinadas, e tudo isso deixa uma marca indelével nas crianças. Por exemplo, seu primeiro amor está perseguindo você pelas costas da própria esposa, completamente indiferente aos danos que isso poderia causar às suas famílias. Isso não mostra que ele foi assimilado por essas tendências malignas? Você também sabe que não pode estar com Tao, mas quando vê muitas pessoas na sociedade se comportando dessa maneira, seu coração começa a balançar, você não pode confiar apenas em seu autocontrole e sente-se completamente atormentada. A partir disso, podemos ver que as teorias malignas de Satanás doutrinam as pessoas com a corrupção e nos tornam depravados. Se seguirmos cegamente essas teorias, tudo o que elas trarão para nós e para nossas famílias será dor. Somente rejeitando Satanás e nos conduzindo de acordo com as exigências de Deus, poderemos viver em paz conosco mesmos como seres humanos. Li, você deve entender isso com clareza e não deve seguir as tendências malignas da sociedade e se tornar uma vítima de Satanás!”

    Depois de ouvir as palavras de Deus e a comunhão de Qian, Li enfim percebeu que caíra em uma armadilha colocada por Satanás. Ela tomara a ajuda generosa de Tao como amor genuíno, e não entendera que, ao fazer isso, ele estava seguindo na esteira das tendências malignas da sociedade, e realizando o papel de Satanás ao seduzi-la para a depravação. Cheia de emoção, Li disse: “Sim! Muitas pessoas se afastam de seus casamentos nos dias atuais, e isso leva a altas taxas de divórcio. Tudo isso é, na verdade, as tendências de Satanás prejudicando as pessoas. Satanás faz tudo o que pode para enganar os que não têm discernimento para que sigam-no cegamente. Ele torna as pessoas incapazes de distinguir o certo do errado, e isso as arruína e machuca.”

    Depois, Qian leu uma passagem de Sermões e Comunhão sobre a entrada na vida: “Pense em quando você vê alguém do sexo oposto e tem alguns pensamentos lascivos — como você lida com esse problema? No mínimo, você deve primeiro respeitar o casamento. Se uma pessoa tem um marido (ou uma esposa), você deve respeitar o casamento dessa pessoa. Você não deve interferir no casamento de uma pessoa; respeitar os outros significa respeitar a si mesmo, se você não respeita os outros, você não respeita a si mesmo. Se você respeitar os outros, os outros o respeitarão. Se, em seu coração, você não respeita o casamento, você não tem humanidade. Se você for capaz de respeitar o casamento, se você for capaz de amar e respeitar os outros, você não fará coisas que prejudicam os outros. Se você é capaz de recusar alguém, mesmo que essa pessoa se jogue em seus braços, você está lidando corretamente com as coisas. Com o que você precisa estar equipado para ser capaz de recusar essas tentações e seduções? Você deve estar equipado com a verdade, então você será capaz de ver essas coisas com grande clareza. Após ser capaz de ver claramente a substância dessas questões, você saberá o tipo de dano que as ações por sua parte trarão aos outros, saberá que tipo de ferimentos outros sofrerão em seu coração, conhecerá a extensão em que você destruiu a personalidade de alguém, e uma vez que você entender essas coisas, você não agirá mais de maneiras que as causam; sempre que pensamentos e ideias desse tipo vierem à sua mente, você será capaz de rejeitá-los, você não se interessará por eles, não dará atenção a eles, pois eles não abalarão seu coração.”

    Depois de ouvir essa comunhão, Li disse, emocionada: “Essas palavras me acordaram e agora sei como tratar Tao. Eu estava quase sendo devorada por Satanás e quase embarquei em um caminho maligno. Graças a Deus por me salvar a tempo! Eu sempre detestei essas tendências malignas, em especial essa ideia de ter casos. Nem passava pela minha cabeça que, quando encontrasse exatamente a mesma coisa, eu não seria capaz de escapar desse tipo de sedução, esse tipo de tentação. Essas visões e ideias satânicas também estão dentro de mim, e eu acreditava que muitas pessoas estavam vivendo dessa forma em nossos dias. Além disso, cheguei a crer que estava disposta a suportar o desprezo de outras pessoas por alguém que amava e pelo amor em si. Eu sonhei com uma vida feliz junto dele. Ele me amaria muito, eu o amaria, ele podia me fazer feliz, nós poderíamos estar juntos, e tudo isso era certo e apropriado. Eu realmente não ousava acreditar que faria tudo isso apenas para satisfazer meus próprios desejos e que estava vivendo de acordo com visões satânicas e ideias como ‘o amor é supremo’ e ‘o amor nunca pode estar errado’. Não considerei o quanto eu machucaria minha família e quase perdi minha humanidade e razão. Parece que eu realmente fui profundamente envenenada por Satanás! Por meio de sua comunhão, agora entendo que as afirmações que parecem tão populares na sociedade atual estão erradas e são uma armadilha que me leva à depravação. Satanás é muito desprezível. Eu quase segui as tendências malignas dele e fiz algo que levaria as pessoas a me desprezarem. Devo às palavras de Deus meus agradecimentos por me guiar a tempo, do contrário eu teria sido devorada por Satanás. Eu também encontrei o caminho da prática e sei que, para ser uma pessoa, devemos possuir a humanidade e a razão normais e aprender a respeitar os outros e o casamento, pois se não podemos respeitar as outras pessoas, elas também não nos respeitarão. Tudo o que faremos será destruir nossa própria dignidade e ferir nosso próximo. Preciso aprender a resistir às seduções e tentações que vêm de Satanás e buscar com sinceridade a verdade para ser alguém com humanidade.”

    Li entende a verdade e resiste à tentação

    Nos dias que se seguiram, Li leu as palavras de Deus sempre que teve tempo e orou a Ele para ajudá-la a evitar a tentação de seu primeiro amor. Ela leu as palavras de Deus que dizem: “Porque a essência de Deus é santa, isso significa que somente por meio de Deus você pode caminhar na estrada certa e brilhante através da vida; somente por meio de Deus você pode conhecer o significado da vida, somente por meio de Deus você pode viver uma vida real, possuir a verdade, conhecer a verdade, e somente por meio de Deus você pode obter a vida a partir da verdade. Somente o Próprio Deus pode ajudá-lo a evitar o mal e libertá-lo do dano e controle de Satanás. Além de Deus, ninguém e nada podem salvá-lo do mar de sofrimento de maneira que você não sofra mais: isso é determinado pela essência de Deus.” Li sabia muito bem que, nessa sociedade perversa, embora ela mesma odiasse amantes, por entender poucas verdades, ainda era incapaz de vencer a tentação e foi manipulada por Satanás até ficar em estado de completa confusão. Somente as palavras de Deus poderiam ajudá-la a distinguir entre o bem e o mal e a se manter longe dos danos de Satanás. Somente as palavras de Deus a levariam à senda certa para que ela pudesse viver com dignidade e integridade. Depois disso, Li frequentava as reuniões da igreja e se tornou cada vez mais perspicaz em relação as tendências malignas de Satanás. Em particular, sempre que ela ouvia um irmão ou irmã falando sobre como eles conseguiam evitar os danos causados pelas tendências malignas de Satanás, Li se sentia muito encorajada. Aos poucos, Li abandonou seus sentimentos por Tao e, independente do quanto ele a importunasse, seu coração permanecia impassível.

    Depois de algum tempo, Tao disse a Li em tom desapontado: “Eu realmente não consigo entender. Você não é como as outras mulheres. Todas elas bajulam-me e ficam à minha volta, fazendo tudo o que podem para me agradar. Apenas você não se importa com a forma como a trato e não fica impressionada, não importa o que eu faça. Eu nunca me senti tão derrotado antes” Depois disso, Tao nunca mais entrou em contato com Li.

    Li agradeceu a Deus do fundo do seu coração por protegê-la e orientá-la, por permitir que ela se afastasse das tentações das más tendências de Satanás. Finalmente, ela recuperou sua vida tranquila.

    Por Xiaoli


    Veja também:
    1-Alivie a dor de um relacionamento à distância
    2-Uma história de como perdoar a traição do marido

    Por favor, leia e concorde com a nossa política de privacidade abaixo para começar a conversar com a gente.

    Você leu e concordou com a nossa política de privacidade?